Programa Primeira Infância promove capacitação do guia de visita domiciliar

Estudos mostram que quando as condições para o desenvolvimento durante a primeira infância são favoráveis, maiores são as probabilidades de a criança alcançar o melhor de seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.

Com base nisso, o Programa Primeira Infância (PIA), iniciativa executada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e coordenado pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, foi criado para acompanhar gestantes e crianças de 0 a 6 anos, visando melhorar as condições de vida desse público específico.

Priscylla Aguiar, coordenadora do PIA, com o Guia de Visita Domiciliar (Foto: Júnior Aguiar)

Como parte das ações, o programa inicia um ciclo de capacitação, de 22 a 24 deste mês, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac). Profissionais que atuam na linha de frente do programa, entre eles enfermeiros e agentes comunitários de saúde, serão orientados por meio do Guia de Visitas Domiciliares para atuarem no acompanhamento familiar.

“A ideia é criar ferramentas de apoio para quem convive com essas crianças diariamente, proporcionando nos lares um ambiente saudável para contribuir no desenvolvimento das crianças e, assim, prevenir violência e negligência, além de resgatar o vínculo familiar”, destaca Priscylla Aguiar, coordenadora do PIA.

Para que ações como essa tenham continuidade, uma das metas do PIA é transformar o programa em uma política de Estado, garantindo sua continuidade. O programa também conta com o apoio da Ufac, da entidade filantrópica United Way Brasil, da Bernard Van Leer Foundation e do Ministério da Saúde.

“O Acre está sendo um dos estados pioneiros em olhar com cuidado para essa causa, criando oportunidades e possibilidades para que a criança desenvolva suas potencialidades”, explica Giane Grotti, professora da Ufac.

O PIA já identificou dois territórios para atuação inicial. Moradores da Cidade do Povo e do Calafate estão sendo os primeiros beneficiados com o trabalho. O programa pretende alcançar mais de 500 famílias nessas duas localidades, onde o risco de vulnerabilidade social é maior.

Equipe coordenadora do PIA durante o primeiro dia de capacitação (Foto: Júnior Aguiar)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter