Programa Primeira Infância Acreana avança mais uma etapa

PIA busca fortalecer a luta pelo direito das crianças em situação de vulnerabilidade (Foto: Cedida)
PIA busca fortalecer a luta pelo direito das crianças em situação de vulnerabilidade (Foto: Cedida)

A equipe do Comitê Gestor Estadual Intersetorial do Programa Infância Acreana (PIA) se reuniu na quarta-feira, 27, para planejar o conteúdo programático das oficinas para formação das equipes e multiplicadores. A expectativa é implantar um novo modelo de atenção integral ao desenvolvimento da primeira infância em Rio Branco, ainda no primeiro semestre deste ano.

O encontro contou com a participação de servidores das Secretarias de Estado de Saúde (Sesacre), Educação (SEE), Desenvolvimento Social (Seds), Universidade Federal do Acre (Ufac), e de representantes da United Way Brasil, instituição americana, uma das parceiras responsável pelo financiamento do projeto no estado.

“Na primeira parte do projeto foram realizadas oficinas para sensibilizar profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social para execução das ações do programa. Temos como prioridade a qualificação desses profissionais para fortalecer a atenção e o cuidado da população infantil e de gestantes”, explicou Priscylla Aguiar, gerente da Divisão de Saúde da Criança da Sesacre.

Priscylla ressaltou que o projeto tem como uma das ações a promoção da utilização completa da Caderneta da Saúde da Criança, além de potencializar a visita domiciliar.

O projeto piloto será implantado em Rio Branco, na região do Calafate.  Posteriormente, mais sete municípios serão contemplados (Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest