Foi realizada na última semana uma ação do programa Olhar Brasil no auditório do Núcleo de Cruzeiro do Sul da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE). A cerimônia de entrega dos 109 óculos foi feita para os alunos com dificuldades para enxergar do Ensino Fundamental e do Mova, atendidos no programa durante o mês de junho. Com mais esta entrega, sobe para 1.663 o número de alunos beneficiados pelo projeto nesta região.
A ação do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), executado em parceria com o Governo do Estado do Acre, está garantindo qualidade de vida e acesso à educação da população presente nas escolas, proporcionando melhor ensino e ajudando a diminuir a evasão escolar entre os alunos que apresentam dificuldade em enxergar.
“Os alunos passam a ter melhor qualidade de vida, podendo ter melhor aproveitamento escolar e evitar o aprofundamento da dificuldade oftalmológica. Para as escolas e para os índices educacionais também é uma ótima ação, pois a dificuldade em enxergar provoca evasão escolar”, salientou Rutênio Sá, coordenador do Olhar Brasil no Acre.
A aluna Talita Oliveira, da escola Antônio de Barros Freire, com 11 anos, destaca a importância dos óculos para a aprendizagem de qualidade. “É muito importante ter esse tipo de ajuda, pois tinha dificuldade de enxergar os conteúdos no quadro-negro. Agora, não tem desculpa para não prestar atenção nas aulas”, comentou a estudante.
Nazaré Silva, mãe de uma aluna beneficiada, comenta a economia que está fazendo com o auxílio do programa. “Acho muito boa esta parceria do Governo Federal com o Governo do Estado, pois as pessoas com baixo poder aquisitivo têm dificuldades até em pagar uma consulta. Mas, através das escolas, temos o beneficio da consulta oftalmológica e dos óculos”, disse a mãe.
O número de consultas e óculos entregues no vale do Juruá irá aumentar com os atendimentos oftalmológicos programados para esta semana na Escola Valério Caldas de Magalhães, para alunos da rede estadual e municipal de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.