Programa Municipal de Educação Profissional certifica 150 profissionais

Cursos abrem caminho para o mercado de trabalho (Assessoria IDM)

Cursos abrem caminho para o mercado de trabalho (Assessoria IDM)

Na manhã da terça-feira, 07, a Prefeitura Municipal, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), certificou 150 mulheres em cursos de Formação Inicial e Continuada em Cabeleireiro (duas turmas), Corte e Modelagem de Cabelos (três turmas) e Corte e Costura (uma turma). Os cursos foram ofertados por meio do Programa Municipal de Educação Profissional (PMEP) com o objetivo de incluir mulheres em situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho.
O Programa Municipal de Educação Profissional (PMEP) foi lançado em 5 de outubro de 2011, pelo Prefeito Raimundo Angelim, e tem como objetivo certificar 1.107 jovens até o final deste mandato.

A solenidade de certificação ocorreu no Centro de Educação Profissional Campo Pereira do IDM, às 10 horas, e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o chefe de gabinete da Prefeitura de Rio Branco, Evandro Teixeira; o Diretor-presidente do IDM, Irailton Lima; a Coordenadora Municipal da Mulher, Rose Scalabrin; Secretário de Estado de Pequenos Negócios, José Carlos Reis; Presidente da Associação de Moradores Lírio do Vale, do Bairro Belo Jardim, Francisaldo da Silva, entre outros.

Em seu discurso o representante da prefeitura ressaltou que “a prefeitura de Rio Branco prioriza a qualificação, a capacitação de jovens, por isso criou o PMEP. Só em 2011 foram investidos mais de 4 milhões na área de educação profissional. E não para por aí, nós continuaremos investindo nessa área”.

Rose Scalabrin agradeceu às equipes da prefeitura e do estado pela competência: “Não podemos esquecer que só conseguimos realizar cursos como estes e chegar a resultados tão bons na área de educação profissional porque temos um prefeito comprometido com a educação e um governador comprometido com o futuro do Acre. A parceria entre o governo federal, o governo do estado e a prefeitura tem dado muito certo e quem é beneficiado é o povo”.

Para Irailton Lima, diretor-presidente do IDM, “o Brasil é uma terra de oportunidades, nossa economia está crescendo muito, têm muitas vagas de emprego. Com certeza quem tiver uma boa certificação, não ficará sem trabalhar. Mas para trabalhar hoje, é preciso ter uma certificação, ter uma profissão, e é isso que queremos proporcionar”, afirmou ele.
“Esse curso foi uma benção, pois era meu sonho. Eu sempre quis ser cabelereira, mas nunca tive condições de pagar um curso. Até cheguei a ver algumas coisas, mas nunca dava. Aí quando apareceu este curso eu me empolguei muito. Realmente estou muito feliz. Pretendo continuar fazendo cursos na área de cabelos e, quem sabe, ter meu próprio negócio.”, afirmou Valdenise Moura, profissional certificada no curso de cabelereiro.

Para Maria Elenilde, que concluiu o curso de corte e costura “foi ótimo poder ter minha própria renda, mudou muita coisa pra mim. Antes eu só era dona de casa, agora eu até comprei uma máquina usada e estou fazendo pequenos consertos. Estou até ajudando em uma malharia, onde cada dia posso aprender mais ainda”.

“Temos feito reuniões com os líderes comunitários para poder montar salões populares para que estas profissionais possam ter condições de exercer suas profissões. Creio que logo teremos estes salões”, informou o Secretário José Carlos Reis.

Após o evento foram distribuídos kits básicos para as recém-formadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter