Programa Florestas Plantadas distribui mudas de seringa em Xapuri

Programa Florestas Plantadas é importante para garantir renda aos produtores familiares e garantir a preservação ambiental (Foto: Angela Peres/Secom)
Programa Florestas Plantadas é importante para garantir renda aos produtores familiares e garantir a preservação ambiental (Foto: Angela Peres/Secom)

Produtores rurais da região de Xapuri estão nos últimos dias sendo beneficiados com a terceira fase do Programa Florestas Plantadas.

São mais de 80 produtores, que em média vão plantar 1,5 hectare. Como cada um recebe 480 mudas de seringueira por hectare, só para esses produtores familiares de Xapuri são mais de 60 mil plantas distribuídas.

Produtores do Seringal Cachoeira e da Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex) estão sendo beneficiados com o recebimento das mudas. É o caso de Antônio Teixeira Mendes, conhecido como Duda, que mora no Seringal Cachoeira desde que nasceu.

“Essas mudas são muito importantes para a gente. Daqui a oito anos, vou começar a colher o látex e conseguir uma renda para minha família. Outro fator é que com esse programa nós estamos ajudando a reflorestar a nossa floresta”, afirma.

Leide Aquino, gerente do escritório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), afirma que a distribuição das mudas concretiza um sonho para os produtores da região. “Aqui tem produtor que investiu por conta própria e no próximo ano já vai ter seringa no ponto de corte. Com essa doação, vamos ampliar a área de floresta aqui no Cachoeira e melhorar a renda dessas famílias.”

Importante para a economia e o meio ambiente

Produtores do Seringal Cachoeira receberam mudas de seringueiras do programa Florestas Plantadas (Foto: Cedida)
Produtores do Seringal Cachoeira receberam mudas de seringueiras do programa Florestas Plantadas (Foto: Cedida)

A distribuição faz parte da terceira fase do programa, por meio de convênio firmado com banco alemão KfW, que já investiu mais de R$ 1,2 milhão desde 2009, quando começou a parceria com o governo do Acre no programa Florestas Plantadas.

Ademir Batista, coordenador do programa na Seaprof, destaca a importância para o meio ambiente e para a economia dos produtores familiares.

“Esse é um negócio altamente rentável, já que hoje temos uma valorização da borracha. Enquanto o produtor espera até poder extrair o látex, a gente incentiva que a seringueira seja plantada em consórcio com frutíferas, como o maracujá, a acerola e o açaí. O componente ambiental também é muito importante, já que o programa tem a missão de recuperar nossas florestas”, destaca Batista.

O Programa Florestas Plantadas é uma das frentes de atuação do governo do Estado em parceria com o KfW para conter o desmatamento no Acre, agregando valor econômico a áreas já degradadas, e foi um dos temas apresentados durante a participação do estado na COP 21.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter