Programa Fala Secretário entrevista José Carlos dos Reis

Nesta terça-feira, 20, o programa “Fala Secretário”, exibido semanalmente na TV Aldeia, entrevistou o secretário de pequenos negócios, José Carlos Reis. O programa foi um bate-papo sobre políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pela secretaria, informando o cidadão sobre como ter acesso as oportunidades de inclusão econômica e compartilhando como o Estado tem trabalhado para reduzir os índices de pobreza.

O programa Acre sem Miséria é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios e José Carlos dos Reis apresentou a atenção dada para o atendimento aos municípios, exemplificando com as ações desenvolvidas com os ribeirinhos do Rio Jurupari, em Feijó. Para conhecer as necessidades daquela localidade foi necessário horas de caminhada e subir o rio, para assim conhecer a realidade de uma comunidade que vive isolada e que sobrevive do extrativismo. A equipe da SEPN esteve no local para conhecer e se preparar para levar opções de melhorias de vida para os moradores dessa região.

O acesso às oportunidades de pequenos negócios acontece através do Centro de Referência de Atendimento Social (Cras), apenas pessoas pertencentes a programas sociais e desempregadas são selecionadas para as capacitações profissionalizantes. O secretário Reis também destacou o trabalho proativo da sua equipe que vai aos bairros onde são detectados altos níveis de pobreza e nele são realizados os cadastramentos, assim como o fluxo de cidadãos que vão diariamente até a SEPN em busca de uma oportunidade. A SEPN está localizada no Centro da capital, na Avenida Ceará, em frente ao Colégio de Aplicação.

No segundo bloco, foi destacado que todos os equipamentos entregues até agora tem sido com os recursos do governo do Estado. Todas as pessoas são cadastradas, passam pelas capacitações, iniciando com o curso de empreendedorismo e depois o curso técnico, só então recebem os equipamentos para iniciar o trabalho em seu pequeno negócio. São dois anos de acompanhamento até que o equipamento que foi cedido aos educandos seja doado para os respectivos empreendedores.

Para o desenvolvimento dos bons resultados alcançados até agora foram destacadas as parcerias com o Instituto Dom Moacyr, Senai e Sebrae para as capacitações, com a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) para o sabão caseiro, Seaprof no trabalho nos municípios nos programa de meliponicultura, hortas e o café e com o governo federal, que via Pronatec tem apoiado os cursos mais recentes. Também comentada a parceria da SEPN com o Ministério Público do Acre, no evento internacional que está ocorrendo em Rio Branco com a temática da adoção, na qual se dá ênfase ao debate da situação econômica e psicológica que leva muitas famílias a entregar filhos para a adoção.

A meliponicultura, que é a cultura da abelha sem ferrão para a produção do mel, foi destacada como um projeto de relevância da secretaria. Estão sendo investidos R$ 480 mil no desenvolvimento desta cadeia que beneficia diretamente trabalhadores rurais e indígenas. O mel é uma cultura que pode ser desenvolvida paralelamente a outras atividades. Por ser um trabalho simples é uma alternativa de renda que o governo tem oferecido nos municípios.

Respondendo ao questionamento da apresentadora Nilda Dantas, o secretário falou sobre o incentivo à formação de grupos, cooperativas e associações, como o que está ocorrendo com os vendedores ambulantes do Calçadão da Gameleira em Rio Branco. Eles se reuniram e formaram uma cooperativa para facilitar o acesso às políticas de governo. Nesse caso, por estar em cooperativa a SEPN pôde levar para os ambulantes cursos adequados para o trabalho que eles desenvolvem.

No último bloco a pauta foi sustentabilidade. Foi apresentado o sucesso da parceria da SEPN com a Funtac e o Via Verde Shopping. Semanalmente o óleo de cozinha utilizado pelas franquias, cerca de 350 litros, é recolhido e o material que antes era um poluente da natureza passa a ser insumo para o trabalho em comunidades e bairros. A SEPN tem desenvolvido o curso de sabão caseiro e sabonete líquido como uma alternativa de renda.

Por fim, foi apresentado o novo projeto da SEPN, que são as Cozinhas Comunitárias. Elas ainda estão na fase de construção, sendo financiadas pela Caixa Econômica Federal e o BNDES. A ação pretende potencializar grupos de trabalho, capacitá-los, mudar a realidade local, gerar renda e entregar para a comunidade uma opção econômica de refeições e lanches.

A Secretaria de Pequenos Negócios também cumpriu em 2012 a metade entregar cinco mil pequenos negócios e pretende até o fim da gestão alcançar o número de trinta mil novos empreendimentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter