Programa estadual de reciclagem mobiliza órgãos do governo

 Vera Gurgel, José Rêgo, Adiene Peres e Luci Teston em reunião interna sobre o Programa Estadual de Reciclagem (Foto: Aldemira Margarido/SAI)

Vera Gurgel, José Rêgo, Adiene Peres e Luci Teston em reunião interna sobre o Programa Estadual de Reciclagem (Foto: Aldemira Margarido/SAI)

A Secretaria de Estado de Articulação Institucional (SAI), o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e a Assessoria Especial da Juventude (ASSEJUV) se uniram para promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental em suas repartições, tendo em vista que os respectivos órgãos funcionam no mesmo prédio.

A iniciativa partiu da determinação do governo do Estado, por meio do Decreto nº. 4.010, de 4 de junho de 2012, de implantar o Programa Estadual de Reciclagem na Administração Pública, e estabelece Boas Práticas de Consumo Sustentável nos órgãos de governo, sensibilizando os gestores e servidores no intuito de incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras.

Ana Paula utilizando máquina de picotar papel para reciclagem (Foto: Alderima Margarido/SAI)

Ana Paula utilizando máquina de picotar papel para reciclagem (Foto: Alderima Margarido/SAI)

Dessa forma, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) como órgão coordenador do Programa, a convite da SAI, irá oferecer na próxima segunda-feira, 20, oficina de assuntos ambientais, ministrada por Fátima Silva, coordenadora do Departamento de Educação e Difusão Ambiental da Sema, para auxiliar a comissão interna dos referidos órgãos na construção de uma política ambiental adequada às suas realidades.

Segundo Adiene Peres, representante titular da comissão interna da SAI, a secretaria já desenvolve, mesmo que timidamente, uma política ambiental, por meio da picotagem de papel, e os servidores utilizam garrafas d’água no lugar dos copinhos descartáveis.

Linda Gleicy, suplente da comissão do IMC, diz que a repartição já atua de forma sustentável em suas diversas funções. Já  Thiago Higino, assessor especial da Juventude, disse que está aberto ao programa, já que ele é espelho do Plano de Governo Tião Viana.

Fátima Silva destacou a importância do programa para o governo e a população, contudo, deixa claro o grande desafio para a gestão e os gestores. “Com a socialização da informação, estaremos formando e multiplicando educadores ambientais aliados nesse processo de conscientização, não só coletiva, mas também individual”, completa a coordenadora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter