Coordenado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), o Programa de Feiras Regionais viabiliza a realização de feiras de economia solidária em todos os municípios acreanos.
No primeiro semestre do ano, os eventos solidários movimentaram cerca de R$ 600 mil. O projeto disponibiliza barracas comerciais e cartilhas de economia solidária às prefeituras.
Nesta terça-feira, 7, o programa foi apresentado aos empreendedores e gestores públicos de Mâncio Lima. O encontro, realizado no Centro de Multimídia da cidade, contou com a presença do vice-prefeito Eriton Maia, do diretor-presidente do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, secretários municipais, vereadores e produtores rurais e urbanos.
Mâncio Lima será contemplada com 15 barracas, que irão agregar a produção de 75 famílias. As feiras aumentam em até 60% o rendimento dos feirantes que participam, além de fortalecer a cultura local. Ao todo, cinco mil famílias serão beneficiadas no Acre, por meio do Programa de Feiras.
“Esse apoio que está sendo dado pelo governo fortalece as nossas experiências nesse campo produtivo, mostrando que é possível ter emprego e renda e não ser servidor da prefeitura ou do Estado. O programa é muito bem-vindo, pois oferece condições de comercialização aos nossos produtores, ao passo que aquece a nossa economia”, destacou o vice-prefeito Eriton Maia.
Referência na região na produção de produtos que utilizam óleos vegetais como matéria-prima, o produtor Manuel Bezerra observa a importância de os empreendedores participarem das feiras: “As feiras são um incentivo muito bom, pois nos possibilitam a venda dos nossos produtos e a oportunidade de negócios com outras empresas”, disse.
Segundo o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, o Acre é referência nacional na promoção das feiras de economia solidária. “Não estamos aqui para falar de crise, mas para vencer a crise. O trabalho que estamos desenvolvendo é exemplo para o resto do país. Com criatividade e valorização da produção e da cultura locais, estamos gerando emprego e renda nos municípios acreanos”, destacou.