Programa “Educação Viária é Vital” incentiva a conscientização estudantil no trânsito

As atividades tratam-se de um conjunto de propostas integradas às disciplinas e aulas (Foto: Assessoria SEE)
As atividades tratam-se de um conjunto de propostas integradas às disciplinas e aulas (Foto: Assessoria SEE)

As atividades tratam-se de um conjunto de propostas integradas às disciplinas e aulas (Foto: Assessoria SEE)

Desenvolvido pela fundação espanhola Mapfre e tendo como público-alvo os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, o Programa Educação Viária é Vital envolve os estudantes na observação, análise e crítica das condições de circulação dentro e fora da escola, estimulando a participação ativa e a disseminação de conhecimento solidário.

No Brasil, a ação acontece desde 2004, tendo prestigiado mais de 8 mil escolas e 4 milhões de alunos, além de ter capacitado cerca de 100 mil professores para atuarem na educação aplicada ao trânsito.

Prestigiando a Região Norte em 2013, a ação educacional será transmitida às escolas acreanas interessadas por meio da parceria entre Departamento de Trânsito (Detran) e Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), que reuniu na última quinta-feira, 17, na Escola Heloísa Mourão Marques, gestores e coordenadores pedagógicos de escolas do Ensino Fundamental. 

As atividades tratam-se de um conjunto de propostas integradas às disciplinas e aulas, dando origem a uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas às escolas, levando-os a implementar ações que visem melhorias netas condições, passando da escola para o bairro e, logo em seguida, para ações na cidade em geral.

Geny Ribeiro, da Coordenadoria de Educação de Trânsito, explica que “a primeira fase se concentra na escola para aumentar o olhar crítico e ético do jovem. Dessa, surgem as outras duas fases, que são as etapas do bairro e da cidade. Nestas três, sempre trabalhando o conceito de que os espaços não são exclusivos, e que cada um de nós deve respeitar todos os ambientes e suas regras”. 

Além da aplicação do programa ter sua realização patrocinada pela Fundação Mapfre, três projetos enviados pelas escolas participantes serão avaliados para concorrer ao reconhecimento de nível nacional. Os projetos também poderão concorrer a outras premiações, como o Prêmio Nacional de Educação para o Trânsito, e o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito.

As instituições de ensino que possuírem interesse em aderir ao programa devem enviar uma relação com os funcionários dispostos a executar as ações da Educação Viária nas suas respectivas escolas para a Diretoria de Gestão da SEE. Caso queiram maiores informações, as escolas interessadas podem entrar em contato com a SEE através do e-mail gestaoinstitucional.see@gmail.com, e pelos telefones 3213-2392 e 3213-2393.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter