Programa de qualidade de uso da água atua em todo o estado

O acesso à água é reconhecido como direito humano essencial. Sua necessidade para a sobrevivência está presente em nossas vidas todos os dias. Por isso, nesta quinta-feira, 22, celebra-se o dia mundial da água, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O intuito é proporcionar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas com atenção à água.

E como um meio de garantir qualidade de vida e saúde à população, por meio da água que é consumida para uso doméstico ou não, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) disponibiliza um programa responsável por manter o controle da água em todo o Acre.

Presente nos 22 municípios do estado, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) atua com ações de monitoramento e fiscalização em saúde ambiental para garantir a qualidade da água, proporcionando segurança para o consumo e evitando possíveis doenças que podem ser transmitidas quando a água não é tratada da forma adequada.

Natércia Monteiro, gerente da divisão de vigilância em saúde ambiental da Sesacre, destaca os benefícios para a população com o programa. “Temos técnicos em todos os municípios do estado que são responsáveis por fazer o controle e a vistoria da qualidade da água. Então, é gratificante saber que cada município do estado possui um profissional capacitado para manter o controle de qualidade da água que chega à casa de todos.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter