Programa de Promoção do Conhecimento Sustentável é ampliado

Duas novas instituições internacionais firmam parceria com o Governo do Estado para pesquisa e ensino na área agrícola

O Programa Estadual de Promoção e Fomento do Conhecimento Sustentável foi ampliado pelo governador Tião Viana (Foto:Sérgio Vale/Secom)
O Programa Estadual de Promoção e Fomento do Conhecimento Sustentável foi ampliado pelo governador Tião Viana (Foto:Sérgio Vale/Secom)

O Programa Estadual de Promoção e Fomento do Conhecimento Sustentável foi ampliado pelo governador Tião Viana (Foto:Sérgio Vale/Se

Desenvolver a agricultura respeitando o meio ambiente e mantendo a competitividade, garantindo produção agrícola de qualidade e fonte de renda para os pequenos produtores. Em poucas palavras esse desenvolvimento de forma sustentável ambiental e economicamente, buscado pelo governo do Acre, também é almejado por instituições internacionais de pesquisa e tecnologia. Esse conhecimento é compartilhado através de mecanismos de troca e um deles é o Programa Estadual de Promoção e Fomento do Conhecimento Sustentável, que foi ampliado pelo governador Tião Viana.

O programa é coordenado pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e conta com a parceria do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie), com sede na Costa Rica e um escritório no Brasil, instalado em Xapuri. A ampliação do programa trouxe a integração com duas novas instituições internacionais: o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura) e o Ciat (Centro Interamericano para Agricultura Tropical).

“Através do programa conseguimos trocar conhecimentos importantes. O Acre é um estado de vanguarda quando se fala em desenvolvimento sustentável e através dessas trocas de conhecimento conseguimos compartilhar essas informações não só com os estados da Amazônia, mas com o Peru e a Bolívia, que são nossos vizinhos”, disse Eufran Amaral, presidente do Instituto de Mudanças Climáticas.

A missão do Catie é reduzir a pobreza no meio rural através da educação, pesquisa e cooperação técnica, promovendo gestão sustentável da agricultura e dos recursos naturais. “O Acre tem uma experiência em manejo sustentável dos recursos naturais e um trabalho que é reconhecido como referencia. Nosso trabalho é ajudar os produtores a melhorar a produção por meio de mecanismos de tecnologia, sem prejudicar o meio ambiente. O plano de desenvolvimento do Acre prevê tudo isso e essa é a razão do nosso escritório no Brasil estar localizado aqui”, disse John Beer, do Catie.

A missão do Catie é reduzir a pobreza no meio rural através da educação, pesquisa e cooperação técnica, promovendo gestão sustentável da agricultura e dos recursos naturais (Foto:Sérgio Vale/Secom)

A missão do Catie é reduzir a pobreza no meio rural através da educação, pesquisa e cooperação técnica, promovendo gestão sustentável da agricultura e dos recursos naturais (Foto:Sérgio Vale/Secom)

 

Para o presidente da Funtac, Luiz Azevedo, a importância da ampliação do programa é trazer ao Acre instituições internacionais de ensino e pesquisa, “além de outras que atuam no Brasil. Eles detêm um conhecimento e nós outro, e essa troca é essencial para que possamos atingir um desenvolvimento de forma sustentável, além da instalação dessas instituições no Acre, com o acúmulo de ensino, pesquisa e formação”.

O projeto acreano de desenvolvimento chamou atenção de Manuel Monteiro, da IICA: “Nós compartilhamos este objetivo que o Acre tem, e temos o mesmo compromisso com uma agricultura sustentável, a gestão do conhecimento para melhorar a situação dos pequenos produtores. Estamos muito empolgados com o que vimos aqui e com as transformações que o Acre vem promovendo”.

O Ciat é um organismo público, sem fins lucrativos, que busca difundir tecnologias agrícolas. “O governo do Acre faz um trabalho muito relevante do ponto de vista ambiental e o Ciat tem a mesma busca por melhorar a agricultura, desenvolvendo-a do ponto de vista do respeito ao meio ambiente”, disse Elcio Guimarães, representante da instituição.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter