Programa de Obesidade da Fundhacre reúne pacientes e aborda mudanças no comportamento alimentar

“Comportamento alimentar no pré-operatório da cirurgia bariátrica: o que mudar?”, este foi o tema da reunião mensal com os pacientes cadastrados do Programa de Obesidade da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), ocorrido na manhã desta terça-feira, 18, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre), em Rio Branco.

Programa de Obesidade da Fundhacre reúne pacientes e aborda sobre comportamento alimentar. Foto: cedida

“A educação nutricional é hoje uma das maiores ferramentas para a adesão ao tratamento nutricional, seja no pré ou pós-operatório da cirurgia bariátrica. Conhecer o processo de mudança comportamental e dietética permite que os pacientes se conscientizem e entendam que o processo é longo e envolve comprometimento”, destaca a palestrante nutricionista Suellem Moura Rocha.

Um dos objetivos da avaliação nutricional do pré-operatório é conhecer o perfil alimentar do paciente. Desta forma, é possível identificar, por meio de seu relato, qual cirurgia estará mais adequada ao seu perfil, associada ao seu quadro clínico. Além disso, a profissional identifica quais são as condutas dietéticas que precisarão ser modificadas, corrigidas e ajustadas à nova realidade.

De janeiro até o momento, 176 pacientes já participaram das atividades em grupo. Foto: cedida

De janeiro até o momento, 176 pacientes participaram das atividades em grupo, que já contou com três momentos que vêm ocorrendo no Into/Acre.

“Os encontros ajudam também na socialização de informações entre os pacientes para que percebam que não estão sozinhos nesse processo preparatório para a cirurgia bariátrica e, além de tudo, conta com profissionais técnicos para ir conduzindo e dirimindo toda e qualquer dúvida”, ressalta o coordenador do programa, Alysson Morais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter