Programa de Obesidade da Fundhacre retoma palestras em grupo com foco na educação pré e pós-cirúrgica

O Programa de Obesidade da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) retomou, na segunda-feira, 22, em Rio Branco, os encontros educativos com os pacientes do pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica. Mais de 120 pessoas participaram da reunião, no auditório do Centro Universitário Uninorte.

Palestra reuniu 128 participantes ativos do programa. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O programa, que agora conta com o apoio estratégico da Uninorte, estabeleceu um calendário regular de palestras, reuniões e grupos de apoio para aqueles em preparação para a cirurgia. Além disso, a Fundhacre garantiu os insumos para cirurgia bariátrica até o primeiro semestre de 2025.

Coordenador do Programa de Obesidade, o enfermeiro Warcron Neves explica que a parte educativa é tão importante quanto o atendimento profissional individual, pois os pacientes podem tirar dúvidas que muitas vezes passam despercebidas durante as consultas, além de formar um grupo de apoio mútuo para facilitar todo o processo.

Neves recebeu os participantes e reforçou os objetivos do programa. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Nosso programa é de nível terciário e atende os pacientes quando já passaram pela etapa da atenção básica e não conseguiram reduzir o peso. O objetivo é oferecer um suporte completo, envolvendo nutrição, psicologia, cardiologia e outros serviços, para garantir um bom preparo e um pós-operatório bem-sucedido a todos”, explicou.

Paloma Vitorino, médica do Programa de Obesidade, reforçou a importância da educação continuada para os pacientes. “As palestras abordam desde os cuidados pré-operatórios até as técnicas cirúrgicas e os cuidados pós-operatórios. Explicamos a importância de uma dieta saudável e a atividade física regular, oferecendo todo aquele preparo para levar mais saúde para essa população”, detalhou.

Após palestra, médica sanou dúvidas dos pacientes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Atualmente, o Programa de Obesidade da Fundhacre acompanha 754 pacientes pré-operatórios e 342 pós-operatórios, com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável por meio da redução do peso. O serviço agora volta a realizar as reuniões em grupo duas vezes ao mês e atende pacientes obesos, ou com diabetes e outras comorbidades de difícil controle clínico.

Valdisa Mendes, de 47 anos, participa do programa desde 2021 e foi operada há quatro meses. De acordo com ela, sua qualidade de vida melhorou notavelmente: “Não sei mais o que é viver com dores, tomando remédios para cessá-las. As palestras em grupo também são uma parte muito importante do processo, principalmente para tirar dúvidas e trocar experiências”.

Valdisa compartilhou sua história e levou palavras de incentivo ao grupo. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Já Elvis Chaves, de 41 anos, está na fase do pré-operatório. “É importante ouvir os que já passaram por isso e estão dando exemplo. É muito bom acompanhar essas palestras e ouvir os depoimentos dos colegas. Assim, sabemos mais sobre como proceder após a bariátrica”, disse o participante. 

Elvis recebeu os laudos médicos e já está apto à cirurgia. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Estamos orgulhosos em contribuir com a Fundhacre, por meio do uso de nossos auditórios para as atividades educativas do programa. Essa colaboração, com certeza vai somar muito à sociedade acreana”, afirmou Juliano Cavalcante, pró-reitor acadêmico da Uninorte.

Juliano Cavalcante, pró-reitor da Uninorte, reforça parceria com a Fundação. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Com uma abordagem educativa e multidisciplinar, o Programa de Obesidade da Fundhacre oferece aos participantes acompanhamento especializado e apoio profissional necessários para adotar e manter bons hábitos. Esse suporte é primordial não apenas para a realização da cirurgia bariátrica, mas também para promover uma qualidade de vida melhor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter