A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), ao longo do primeiro semestre de 2023, aumentou sua capacidade de atendimento ambulatorial no Programa de Obesidade, a exemplo da especialidade de Nutrição, uma das principais áreas de acompanhamento do programa.
“A gestão da Fundhacre e o governo do Estado são sensíveis em oferecer o melhor aos pacientes do Programa de Obesidade. O atendimento ambulatorial é ofertado de forma humanizada e estamos sempre tentando suprir as necessidades”, afirma o coordenador Alysson Moraes.
Voltado para pacientes em acompanhamento para cirurgia bariátrica no pré e pós-operatório, o atendimento ambulatorial é realizado uma vez por semana. O primeiro semestre do ano totalizou 2.032 atendimentos, nas especialidades de assistência social, fonoaudiologia, cirurgia bariátrica, endocrinologia, cardiologia, psiquiatria, pneumologia, nutrição e psicologia.
O programa também conta com reuniões mensais. No primeiro semestre, 212 pacientes participaram das atividades em grupo. Os encontros fazem parte do Protocolo de Cirurgia Bariátrica da Fundhacre e ajudam na socialização de informações entre os pacientes.
“As reuniões contam com profissionais de cada área, para que sejam sanadas as dúvidas dos pacientes na fase pré-operatória e para contribuir com um pós-operatório seguro”, explica o coordenador.
Para a paciente Alinéia Socorro Alencar, o atendimento com os especialistas é primordial: “Já vi muita gente que se operou sem o preparo e engordou, devido à falta de acompanhamento médico. Com o atendimento, sabemos de tudo o que pode e o que não pode, e me sinto muito cuidada pelos profissionais”.