Para estimular a produção familiar em áreas de floresta sem degradar o meio ambiente e para ser mais uma alternativa econômica de desenvolvimento econômico de produtores rurais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar (Seaprof) com apoio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), lançou neste sábado, 28, o Programa de Melinocultura e Apicultura do Acre na área destinada à produção durante esta Expoacre.
O secretário de Produção, Lourival Marques, afirmou que com este programa o Estado consolida mais um grande investimento no setor de produção familiar. Serão investidos R$ 6 milhōes e o programa deve beneficiar 5 mil produtores.
“A Seaprof estará presente para apoiar nossos produtores, para que eles tenham oportunidade de atuar em mais um negócio com a chance de ter renda de R$ 800 por mês. Renda que será incorporada ao seu faturamento mensal”, detalhou o secretário de Produção.
Lourival Marques ressaltou que além da Seaprof e SEPN outra secretaria participa do programa, a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). Marques explica que foi por meio de um acordo com os marceneiros que foram confeccionadas as caixas para criação das abelhas com ferrão e sem ferrão.
Oportunidade para todos
José Carlos Reis ressaltou que este programa já está em andamento e a proposta é atingir todo o Acre tendo como prioridade as famílias que vivem na zona rural, em áreas isoladas, famílias ribeirinhas, que vivem em parques ambientais e áreas de reservas.
“Isso porque essas pessoas têm restrições no uso dessas áreas e a abelha faz parte da economia verde, economia sustentável, encaixa-se nesse conceito. E ficamos felizes por ter um governo que é sensível ao problema e a esta causa, e o governador determinou que este programa atinja o estado todo”, disse Reis.
O governador Tião Viana observou que este é um trabalho que enriquece a vida no campo. O programa torna-se mais uma fonte de renda para as famílias da zona rural. Tião declarou que a criação de abelhas gera uma oportunidade diferente por não degradar o meio ambiente e por fazer com que as abelhas contribuam com a diversidade na floresta.
Investindo na produção
O presidente da Federação da Agricultura, Assuero Veronez, declarou que o ato que marcou o lançamento deste programa revela a importância que o Governo do Estado tem dado ao setor de produção.
“Tudo que puder ser feito é válido. Essa vontade que o governador Tião Viana tem de apoiar a produção é inédita na história do Acre e espero que nós tenhamos muito sucesso com os resultados destes investimentos no setor”, comentou Veronez.
Homenagem
Durante o ato, a servidora da Seaprof Edna Costa, veterinária que atua na área de apicultura, foi homenageada pelo Governo do Estado com o diploma de reconhecimento pelos serviços prestado ao Estado, diploma concedido pelo governador Tião Viana a personalidades em comemoração ao cinquentenário de elevação do Acre a Estado da federação.
Edna Costa afirmou sentir-se duplamente homenageada. Segundo ela, a primeira homenagem foi pelo reconhecimento ao seu trabalho enquanto servidora pública, e a segunda, e para ela mais importante, é pelo valor que o governo está dando a apicultura por destinar investimentos a este setor.
Galeria de imagens