Os resultados do Programa Estadual de Feiras Regionais já são visíveis. Neste fim de semana, Rio Branco, Sena Madureira, Bujari, Capixaba e Santa Rosa do Purus estão promovendo suas feiras de economia solidária. Os eventos simultâneos envolvem mais de 200 empreendimentos, entre rurais e urbanos.
O programa, executado pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), prevê a inclusão socioeconômica de cinco mil famílias em todo Acre. Além das barracas que são entregues às prefeituras para promoção das feiras, o projeto oferece cartilhas de economia solidária, que orienta os organizadores na realização dos eventos.
Estima-se que os eventos movimentem cerca de R$ 200 mil nos cinco municípios. As feiras são realização do governo do Estado, por meio da SEPN, prefeituras, Fórum Estadual de Economia Solidária e Sebrae/AC. Nelas, os visitantes encontram comidas típicas, brinquedos, plantas, biojoias, artesanato acreano, além de muita diversão, embalada pelas bandas de música locais.
Henry Nogueira, secretário de Pequenos Negócios, ressalta que o projeto fortalece a economia do Estado. “O programa cria espaços permanentes de comercialização aos beneficiários de pequenos negócios e aumenta em até 60% a receita dos empreendimentos que participam das feiras”.
Além de fortalecer os empreendedores adeptos ao segmento da economia solidária, o Programa Estadual de Feiras Regionais democratiza os espaços coletivos de comercialização, incentivando a adesão de novos feirantes. A parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) consolida o investimento, no valor de R$ 1 milhão.