Programa de cirurgias de correção de fissuras se consolida no Acre

Médicos Lorenzo Rocha, Allan Queiroga e governador Tião Viana falaram sobre como estimular profissionais a manterem o serviço (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Médicos Lorenzo Rocha, Allan Queiroga e o governador Tião Viana falaram sobre como estimular profissionais a manter o serviço (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na manhã desta sexta-feira, 16, os cirurgiões plásticos Lorenzo Rocha e Allan Queiroga. Eles estão atuando no Programa de Reabilitação e Assistência aos Fissurados da Face (Praff) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, que realiza este mês um mutirão de cirurgias para correção de fissuras, popularmente conhecidas como lábio leporino.

Segundo o médico Lorenzo Rocha, fundador do programa no Acre, embora o mutirão esteja atendendo 16 pessoas, hoje as cirurgias de correção de fissuras são cotidianas no Acre, beneficiando de nove a 11 pacientess por mês.

A ação é parte da Campanha Nacional de Fissura Lábio Palatina, promovida pela Smile Train, instituição sem fins lucrativos parceira do HC no programa.

Ainda assim, o médico falou dos desafios de manter o serviço. “Nos nove anos que mantemos esse trabalho, tem sido muito difícil ter pessoas que se especializem e fiquem nessa área. Por isso, governador, é necessário estimular essa especialidade”, conta.

O jovem médico Allan Queiroga é um exemplo. Acreano, hoje ele está terminando sua residência médica no Rio de Janeiro, mas vem uma vez por mês ao estado, com recursos próprios, para atender pelo programa.

“Na medicina existe muito o foco do que acontece no eixo Rio-São Paulo, mas aqui no Acre temos valores muito interessantes, e este programa é reconhecido internacionalmente, além de vermos um atendimento humano, acolhedor”, ressalta o profissional.

O Praff foi criado em 2009 e oferece acompanhamento a pessoas com fissuras na face. Mais de 400 já foram beneficiadas com o programa, que conta com equipe composta por dentista, ortodontista, cirurgião plástico, fonoaudiólogo e otorrinolaringologista.

Mutirão de cirurgia está sendo realizado durante esta semana (Foto: Angela Peres/Secom)
Mutirão de cirurgia está sendo realizado durante esta semana (Foto: Angela Peres/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter