Secretaria de Extrativismo e Produção Familiar realiza nesta terça pagamento do bônus às famílias beneficiadas
Nesta terça-feira, às 9 horas, no auditório da Seaprof, será realizado o ato de pagamento do bônus às familias beneficiadas no Programa de Certificação das Unidades de Produção Sustentável. O Programa faz parte da Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal do Acre. Mais de 300 propriedades aspiram à certificação em todo o Estado, processo pelo qual o produtor terá, a partir da adesão, direito a um bônus de R$ 500, acesso prioritário em serviços públicos, assistência técnica especializada e uma nova relação com o Estado a partir da Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Rede Ater). O termo contém sete cláusulas que estabelecem os critérios para consolidação do certificado de propriedade rural sustentável.
A certificação tem quatro níveis – adesão, certificação básica, intermediária e plena – e demanda cerca de quatro anos para consolidar-se. Ao aderir, o produtor estará atuante diante das mudanças climáticas globais, promovendo o uso racional dos recursos naturais, solo e água.
Novas adesões poderão ser feitas em março quando será lançado Edital de abertura para adesão ao Programa de Certificação.