Programa de Arborização inclui plantio e distribuição de mudas

O Programa de Arborização Urbana do Acre, que será lançado nesta quinta-feira, 13, pelo governador Tião Viana (Foto: Angela Peres/Secom)

O Programa de Arborização Urbana do Acre, que será lançado nesta quinta-feira, 13, pelo governador Tião Viana (Foto: Angela Peres/Secom)

O Programa de Arborização Urbana do Acre, que será  lançado nesta quinta-feira, 13, pelo governador Tião Viana, tem como objetivo o plantio de milhares de árvores em todas as cidades do Estado, de forma planejada. A importância do programa se mostra na medida em que o aumento da vegetação urbana desempenha papel na qualidade de vida dos cidadãos e do meio ambiente, contribuindo para melhorar as condições do solo, diminuir ruídos e efeitos da poluição, e ainda proporcionar conforto ambiental.

Desde o ano passado foi formado um grupo de trabalho para discutir o tema, e agora será apresentada à sociedade uma versão preliminar do programa. O documento ficará disponível por dois meses para que as pessoas possam consultar o material e sugerir mudanças, no site www.sema.ac.gov.br.

Dentre as ações programadas estão a arborização de ruas que foram beneficiadas pelo programa Ruas do Povo, a distribuição de mudas, por meio da Campanha “Vamos Plantar Árvores nas Cidades do Acre” (Foto: Angela Peres/Secom)

Entre as ações programadas, estão a arborização de ruas que foram beneficiadas pelo programa Ruas do Povo e a distribuição de mudas por meio da Campanha “Vamos Plantar Árvores nas Cidades do Acre” (Foto: Angela Peres/Secom)

Antes, algumas ações já vêm sendo colocadas em prática para que se atinjam o objetivo o quanto antes, como, por exemplo, o conjunto de medidas que serão colocadas em prática durante esta semana. Entre as ações programadas estão a arborização de ruas que foram beneficiadas pelo programa Ruas do Povo, a distribuição de mudas, por meio da Campanha “Vamos Plantar Árvores nas Cidades do Acre”, e a revitalização de matas ciliares em Rio Branco e em Xapuri.

“Vamos plantar milhares de árvores até 2014. Esse é um compromisso do governo do Estado para melhorar a qualidade de vida das pessoas e que irá garantir uma série de benefícios nas cidades acreanas. O Programa de Arborização tem como meta a mobilização da sociedade para que as cidades se tornem mais agradáveis e bonitas”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus.

O secretário disse ainda que nos últimos anos vem somando esforços para que o Estado seja mais arborizado, e para isso trabalhou na implantação de parques urbanos, como o Parque da Maternidade, Tucumã e São Francisco, e também no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre.

Prefeitura de Rio Branco é parceira do Programa de Arborização

"O Programa de Arborização tem como meta a mobilização da sociedade para que as cidades se tornem mais agradáveis e bonitas”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus (Foto: Angela Peres/Secom)

“O Programa de Arborização tem como meta a mobilização da sociedade para que as cidades se tornem mais agradáveis e bonitas”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus (Foto: Angela Peres/Secom)

Uma das atividades do Programa de Arborização realizado durante esta semana foi o plantio de diferentes espécies na área do Igarapé Fundo. A recuperação da mata ciliar ao longo dos três quilômetros do curso do igarapé, que corta 24 bairros de Rio Branco, faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com recursos do Ministério da Justiça.

A atividade foi realizada nesta terça-feira, 11, no loteamento Ipanema, e reuniu representantes da comunidade e das secretarias de Meio Ambiente. O projeto prevê a limpeza, a desobstrução do leito e o reflorestamento das margens de três quilômetros do Igarapé  Fundo, além de promover a formação de 40 agentes educadores ambientais que atuam como multiplicadores.

“A recuperação da mata ciliar ao longo do igarapé é uma das atividades do programa de Arborização. Parcerias são bem-vindas e fortalecem as iniciativas”, completou a secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Silvia Brilhante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter