O governador Tião Viana se reuniu na tarde desta terça-feira, 17, com os coordenadores do programa Quero Ler – que tem o objetivo de eliminar o analfabetismo em todo o Acre – para acompanhar o andamento desta importante ação que em números atualizados já alcançou 51.302 pessoas em todo o Acre.
Agora, o governo está se preparando para dar início às turmas finais do programa de alfabetização de jovens de adultos acima da idade escolar com a expectativa de ainda alcançar cerca de 10 mil pessoas até o final de setembro deste ano, cumprindo a meta de erradicar o analfabetismo em todo o Acre.
Além da conclusão do Quero Ler este ano, o governo está preparando um processo de complementação de alfabetização, dando reforço aqueles já alfabetizados e no preparo de turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
“Nós trouxemos os números atualizados para o governador e estamos fazendo a última matrícula do programa para mais de 10 mil pessoas. Mas também trouxemos a proposta de continuidade do Quero Ler, garantindo que essas pessoas formadas continuem estudando na EJA para que pelo menos 15 mil alunos entrem nessa modalidade já no segundo semestre”, destaca o secretário adjunto da Secretaria de Educação do Acre (SEE), Evaldo Viana.
Ainda segundo a coordenadora do programa, Augusta Rosas, há um grande desafio em reunir as últimas pessoas para alfabetização, mas que as equipes do Quero Ler tem se dedicado e contado com o apoio da comunidade, que identifica pessoas que precisem passar pela sala de aula.
“Estamos buscando parcerias em todos os municípios, com todos os movimentos comunitários, pois como é a última etapa, nós já estamos ‘raspando o fundo do tacho’ para encontrar aquelas últimas pessoas que não tiveram acesso a alfabetização, para se matricularem e estudarem. Estamos alcançando nossos objetivos e com muita aceitação dos nossos parceiros”, destaca.
Leia também: Governo abre inscrições para bolsista alfabetizador do programa Quero Ler