Programa Cuidando dos Seus Olhos volta ao Juruá

 

O programa Saúde Itinerante: Cuidando dos seus olhos retorna a Cruzeiro do Sul onde realiza entre os dias 12 e 18 de fevereiro cirurgias agendadas em janeiro (Gleilson Miranda/Secom)

O programa Saúde Itinerante: Cuidando dos seus olhos retorna a Cruzeiro do Sul onde realiza entre os dias 12 e 18 de fevereiro cirurgias agendadas em janeiro (Gleilson Miranda/Secom)

O programa Saúde Itinerante: Cuidando dos Seus Olhos retorna a Cruzeiro do Sul, onde realiza entre os dias 12 e 18 deste mês cirurgias agendadas em janeiro, durante a primeira etapa de atendimento na região. A previsão é de que 1,5 mil pacientes sejam submetidos à correção de problemas de visão, entre eles a catarata e o pterígeo (doença ocular muito comum na Região Norte). A população também terá acesso a consultas a partir do dia 10 no Hospital de Dermatologia.

 

Na primeira fase do programa no Juruá entre os dias 15 e 19 de janeiro, 3.091 pessoas passaram por avaliação oftalmológica e exames, sendo a maioria a faixa prioritária a partir dos 50 anos de idade. Desde a implantação em 2011, o programa contabiliza mais de 70 mil consultas. Até  janeiro haviam sido feitas em torno de 18 mil cirurgias de catarata, sete mil de pterígeo e 2,5 mil procedimentos com yag laser, correção de estrabismo e outras pequenas cirurgias.

Contratado pelo governo do Estado para reduzir a demanda para a especialidade no Acre, o Cuidando dos Seus Olhos mantém ainda o atendimento regular em Rio Branco, no Hospital das Clínicas do Acre entre os dias 15 e 28 de cada mês. Em fevereiro o atendimento será normal mesmo durante o carnaval. “Tanto no fim de semana como na terça-feira de carnaval, haverá atendimento normal,  lembrando que a prioridade são pessoas acima dos 50 anos”, ressalta a coordenadora do programa, Dora Lima.