Programa Criança Feliz capacita profissionais em Rodrigues Alves

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou em Rodrigues Alves, nos dias 20 e 21 de setembro, formações do Programa Criança Feliz (PCF). 

O trabalho está sendo realizado em todo o Acre, capacitando profissionais como visitadores e supervisores locais dentro do programa. A capacitação foi realizada pelas multiplicadoras da SEASDHM, Nely Leal e Xaris Demétrio, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município.

Capacitação do Programa Criança Feliz em Rodrigues Alves. Foto cedida

O Programa Criança Feliz visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O Estado presta um apoio fundamental, realizando capacitações, monitorando a gestão, os recursos e a forma como essas visitações são realizadas. 

Júnior Almeida, supervisor do PCF em Rodrigues Alves, expressa felicidade em receber a equipe: “Trata-se de uma capacitação importante para tornar nosso trabalho cada vez mais reconhecido. A equipe sempre busca tirar dúvidas e ajuda a dar continuidade às atividades do programa”.

A etapa de apoio técnico já foi realizada em dez municípios e pretende alcançar 100% de adesão do programa no estado. A coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, Nair Mamed, antecipa que Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul logo receberão as capacitações. 

Realização de etapa de apoio técnico em Plácido de Castro. Foto cedida

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz, criado pelo Ministério da Cidadania em 2016, que teve a adesão do Acre no mesmo ano, hoje em atuação em 19 municípios e aderido por 20, lida com a primeira infância, acompanhando de perto crianças de 0 a 6 anos por meio de visitas domiciliares. 

O público de 0 a 3 anos conta com quatro visitas mensais, e o de 3 a 6 anos recebe duas visitas mensais em suas casas. Mulheres grávidas também são atendidas pelo programa, entendendo-se que a primeira infância se inicia na gestação. 

 

Visitação realizada por assistentes sociais em Sena Madureira. Foto cedida

A coordenadora do programa explica que a nova portaria que foi lançada e entrará em vigor em outubro com adições, pois o público atendido será expandido, incluindo crianças de 0 a 6 anos que perderam alguém próximo no período de pandemia. Mulheres grávidas, que anteriormente contavam com apenas uma visita por mês, agora serão beneficiadas com duas.

E outra novidade da portaria é o repasse adicional de 40% a mais que o Ministério fará para os municípios com maior índice de áreas rurais e populações de áreas específicas, onde o custo de execução do Programa é muito elevado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter