Programa Carbono Neutro, lançado pela Polícia Federal, reforça mobilização pelo meio ambiente

Iniciativa conta com parcerias importantes como prefeitura e Governo do Estado, e levanta o debate sobre o combate à emissão de gases causadores do efeito estufa

exercito_reflorestamento_03.jpg

Delegado Geral da PF e Cleísa Cartaxo representando o Governo do Estado, parceiro da iniciativa (Foto: Igor Martins/Sismat Assessoria)

exercito_reflorestamento_05.jpg

Crianças de escolas públicas participaram do plantio de mudas durante o lançamento do projeto (Foto: Igor Martins/Sismat Assessoria)

O aumento de emissão de gases que provocam o efeito estufa no planeta tem causado um acréscimo da temperatura média da Terra, conhecido como Aquecimento Global. Reverter esse processo requer esforço e dedicação de todos, e é importante que cada um faça sua parte. Nesse contexto, a Polícia Federal do Acre aderiu à causa e lançou nesta quinta-feira, 12, o programa “Carbono Neutro”, que tem como objetivo compensar a emissão de gases causadores do efeito estufa por meio do plantio de mudas de árvores nativas. Isso porque as árvores consomem parte do carbono da atmosfera. No ato solene houve a execução do hino nacional e a apresentação das autoridades presentes, entre eles, o Delegado Regional da Polícia Federal no Acre, José Carlos Calazane; o superintendente do Ibama, Anselmo Forneck, o Coronel do 7º BEC, Cezar Augusto do Vale; a presidente do Imac, Cleísa Cartaxo, entre outros.

A campanha de plantio de mudas promete alcançar principalmente os jovens e conscientizar as futuras gerações para a preservação do meio ambiente. Na ocasião alunos de ensino fundamental da Escola Municipal Ivone Portela da Costa Casas participaram do plantio simbólico das primeiras mudas. “Temos que adotar a transversalidade ambiental como colocava Marina Silva. A preocupação em preservar o Meio Ambiente tem que ser constante”, disse o Superintendente do IBAMA, Anselmo Forneck.

O Delegado Regional da PF-AC, José Carlos Calazane, enfatizou que desde cedo a criança tem que ter a preocupação com a preservação do Meio Ambiente. “Se todos fizerem a sua parte, o programa de preservação não ficará somente no campo da ideias. Temos um comprometimento com a Amazônia. Temos que juntos lutar por esta causa que só vai nos beneficiar. Pois o ar que respiramos é de todos”.

A presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Cleísa Cartaxo, elogiou a iniciativa que conta com o apoio do Governo do Estado. “Todos devem unir esforços na política de preservação e mostrar atitudes práticas pela conservação do meio ambiente”.

Ao final do evento houve a inauguração de uma placa alusiva de lançamento do Programa, além da assinatura de cooperação com o 7º BEC, e o plantio de mudas de árvores feitas por crianças, jovens, idosos e portadores de deficiência visual.

O Programa conta com parcerias importantes, como a o 7º BEC, Parque Zoobotânico da Ufac, Prefeitura Municipal de Rio Branco e Governo do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter