No Acre, 67 mil famílias recebem o acompanhamento de gestores técnicos do Programa de Gestão da Bolsa Família na Saúde, de acordo com a coordenação do programa no Estado.
Para aprimorar o atendimento a esse público, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promoveu uma oficina de capacitação nesta semana.
O Bolsa Família Saúde garante a oferta de serviços às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, na realização do pré-natal pelas gestantes, no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e na imunização.
O secretário de Saúde de Manoel Urbano, Cleiton Márcio, participa da capacitação ofertada pela Sesacre. “Os conhecimentos adquiridos durante esses dois dias irão auxiliar na melhoria dos atendimentos nas unidades básicas de saúde, podendo informar melhor aos beneficiários do programa sobre a importância de realizar o acompanhamento, tanto na saúde, quanto na educação de seus filhos”, observou Cleiton Márcio.
Como funciona o trabalho de acompanhamento
O acompanhamento às famílias é realizado pelo responsável técnico do Bolsa Família vinculados à gestão municipal de saúde. Esse profissional identifica, por meio do Sistema de Gestão, os beneficiários que precisam ser assistidos pela saúde.
Nesse sistema, também se inserem as oficinas de capacitações que são ofertadas pela Sesacre e as informações do acompanhamento e monitoramento das ações e condicionalidades da saúde.