bem-estar social

Programa Acre pela Vida promove ação de cidadania em escola de Senador Guiomard

O Programa Acre pela Vida, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), foi pela segunda vez a um município acreano, dessa vez Senador Guiomard, onde iniciou na manhã desta quinta-feira, 20, uma ação de cidadania na Escola Aldaci Simões da Costa, que durou o dia todo e recebeu aproximadamente 700 pessoas.

Ação de cidadania do Programa Acre pela Vida na Escola Aldaci Simões da Costa, em Senador Guiomard. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O evento, que teve início às 8h e foi até as 16h, tinha como objetivo dar continuidade a uma série de medidas de segurança pública e bem-estar social desenvolvidas pela Sejusp, oferecendo vários serviços à comunidade, como a emissão de documentos como CPF, carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e título de eleitor.

Emissão de documentos de estudantes da escola de ensino militar. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

A estudante de 16 anos, Manuele da Silva Souza, do segundo ano do ensino médio da Escola, se diz muito feliz de poder estudar dentro desse sistema, e fala que a coisa mais importante que a escola prega é o respeito pelas pessoas. Manuele aproveitou a ação para tirar a segunda via da carteira de identidade, pois alega que é uma grande oportunidade para quem não pode ir até a OCA, na capital acreana. “As pessoas que não têm condições financeiras veem esse evento com outros olhos, pois aqui podemos renovar todos nossos documentos sem gastar nada”, declarou.

Estudante de 16 anos, Manuele da Silva Souza. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O professor e gestor da instituição, Alzemiro Silva do Monte, destaca que a escola sempre vai estar de portas abertas para esse tipo de ação, pois acredita que há muito impacto e relevância para a comunidade escolar e civil. “Aqui eles podem descobrir como se tornar um cidadão mais prestativo para a sociedade”, afirmou.

Professor e diretor da escola, Alzemiro Silva do Monte. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O evento oferecia à comunidade muitos serviços e atividades como apresentação teatral com dicas de segurança, óculos de realidade virtual que simula a embriaguez e atividades de educação de trânsito, exposição de equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros, demonstrações de primeiros-socorros e banhos de mangueira, aplicação de vacina e a realização de exames rápidos pela Secretaria Municipal de Saúde, além de palestras sobre violência, Lei Maria da Penha, com a Secretaria da Mulher, e roda de conversa sobre bullying.

Óculos de realidade virtual que simula embriaguez oferecido pelo Departamento Estatual de Trânsito. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera, explica que o trabalho desenvolvido pelo programa é de suma importância, chegando agora também nos municípios. O primeiro a receber o programa foi Brasileia. “Aqui em Senador Guiomard a escola escolhida teve por critério a existência de estudantes de vários locais, englobando até ramais. O objetivo é fazer com que haja uma diversidade maior de pessoas, para que possamos inspirar outras, trazendo todos os serviços  que o estado  pode oferecer a fim de desenvolver e exercitar a cidadania, criando uma cultura de paz”, disse.

Coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O programa de segurança pública e defesa social, Acre Pela Vida, a tem como finalidade, integrar as políticas públicas de segurança e de defesa social com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade.