Iniciativa busca valorizar servidores das escolas públicas estaduais e municipais
Buscando incentivar e melhorar cada vez mais a qualidade de seus profissionais, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e do Instituto Dom Moacyr, lançou nesta quarta-feira, 27, os Cursos Técnicos em Secretaria e Alimentação Escolar do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores Não-Docentes da Educação (Profuncionário) nos municípios de Rio Branco, Bujari e Porto Acre.
O programa, que busca valorizar os profissionais que atuam nas escolas públicas estaduais e municipais, oferece 420 vagas em cursos técnicos de nível médio nas áreas de Secretaria Escolar, Alimentação Escolar e Multimeios Didáticos, divididos entre os municípios de Rio Branco, Porto Acre, Bujari, Capixaba e Senador Guiomard.
A cerimônia, realizada no auditório da SEE, entre representantes, equipe técnica e educandos, contou com a participação do secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, da deputada federal Perpétua Almeida, do diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, e dos prefeitos José Maria Rodrigues e João Edvaldo de Lima, de Porto Acre e Bujari, respectivamente.
Para a educanda Zuleide Maia, da Escola Frei Thiago Mattioli, que fará o curso de Técnica em Secretaria Escolar, o dia foi de muita comemoração. “É com imensa satisfação que eu e meus colegas recebemos essa chance de melhorarmos e sermos tratados como iguais. Devemos sempre incentivar nós mesmos e os colegas para que nossos sonhos possam ser alcançados”, discursa Zuleide.
O secretário Daniel Zen também mostrou apoio e incentivo pela iniciativa. “Temos certeza de que o trabalho conjunto é fundamental no caminho que ainda falta percorrer com todos os funcionários da educação, sejam ou não docentes. É preciso melhorar cada vez mais o trabalho realizado em todas as dimensões da gestão escolar”, afirma o secretário.
Foi realizada no fim do evento a entrega simbólica dos kits do programa para um representante de cada curso oferecido pelo programa.
Para a disponibilização dos Cursos Técnicos, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte e o Instituto Dom Moacyr contam com a parceria das Prefeituras Municipais, do Conselho Estadual de Educação (CEE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).