O Instituto Dom Moacyr recebeu nesta última semana o fotógrafo e professor do Politécnico de Milão da Itália, Alessandro Brasile, que veio ao Acre com o objetivo de fotografar as coleções de móveis e pequenos objetos em madeira, desenvolvidos pelos educandos do curso de Design de Móveis do Instituto Dom Moacyr.
Alessandro Brasile permanecerá no Estado por 10 dias fotografando as peças em ambiente que represente a identidade Acre, com ênfase nas características locais, como o exemplo da coleção Rio Acre, que foi fotografada no referido Rio. Na manhã desta segunda-feira, 20, ele realizou uma oficina de fotografia para os cursistas de Design.
As imagens irão compor o catálogo de produtos que será lançado no Brasil e no exterior. Durante o curso de Design foram produzidas 10 linhas de produtos de móveis e pequenas peças. A coordenação do curso é realizada por Elisangela Rocha.
A criação da Escola de Design tem o olhar cuidadoso da primeira-dama do Estado Marlúcia Cândida, que vê grande potencial na inovação do mercado de móveis especializados em nossa região. Esse é o trabalho que sedimenta as bases da construção da Escola.
A Escola de Design é uma ação do governo do Acre, em parceria com a Escola Politécnica de Milão, e tem como apoiadores o Sistema da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Secretaria de Pequenos negócios (SEPN), Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sociais (Sedens).
“O curso foi muito importante no sentido de aprender novas técnicas, de fazer e criar, antes a gente era muito limitado, fazia o que o mercado pedia, hoje pretendo melhorar o investimento de maquinários e capital para produzir com novo olhar”, destaca Eimar Correia, autônomo no ramo de móveis e educando do curso de Design.
O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão completa dizendo que o objetivo do curso é fortalecer a identidade regional, fomentar negócios, acrescentar valor comercial à indústria acreana e gerar oferta de mão de obra especializada de interesse nacional e internacional.
Essa é a primeira turma de designers de móveis do Acre. Eles fizeram parte da criação de algo original. O grupo é composto de jovens e adultos com experiência ou vínculo no ramo do mobiliário e do design.