Profissionais são capacitados para cuidar de bebês de baixo peso

A capacitação foi promovida para 70 profissionais da área da saúde (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
A capacitação foi promovida para 70 profissionais da área da saúde (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou, desde terça até esta sexta-feira, 31, o Curso de Atenção Humanizada ao Recém Nascido de Baixo Peso: Método Canguru.

O método é aquele em que se coloca o bebê no peito dos pais, com a finalidade de estabelecer o contato pele com pele. A capacitação foi promovida para 70 profissionais da área da saúde, médicos e enfermeiros que atuam na atenção primária de Rio Branco.

O curso teve o objetivo de preparar os servidores, para que eles possam replicar as funções do método canguru às suas equipes, e identificar algum fator de risco para saúde dos recém-nascidos, descentralizando o atendimento do Hospital da Criança e da Maternidade Bárbara Heliodora.

O método canguru deverá ser oferecido nos postos de saúde dos bairros de Rio Branco, para ajudar os familiares a dar continuidade na técnica de promoção da saúde da criança.

“O método canguru chegou ao Acre em 2001, quando profissionais da maternidade de Rio Branco foram a uma maternidade em Pernambuco conhecer essa metodologia, e se tornaram referência no Estado em dezembro de 2014, quando foram qualificados nas três etapas necessárias para o atendimento à saúde da criança”, informou Priscylla Aguiar, gerente da Divisão da Saúde da Criança da Sesacre.

A capacitação foi promovida para 70 profissionais da área da saúde (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
“Os profissionais saem mais motivados e seguros para atender as famílias”, diz Armando Melo (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Para o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, toda implementação na área da saúde precisa de uma base, que passa pela capacitação de profissionais.

“Esse é o primeiro ponto para melhorar os atendimentos nessa área, já que a partir dessa capacitação os profissionais saem mais motivados e seguros para o atendimento às famílias”, destacou.

Depois do curso, foi realizado um planejamento para mapear as próximas regionais que receberão essa capacitação, dando preferência para Cruzeiro do Sul, onde já tem um hospital que é referência no Juruá, e também Brasileia, que tem um hospital que está em fase de construção para atender a região do Alto Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter