Profissionais participam de Capacitação de Gestão do Cadastro Único e Bolsa Família

A Secretaria de Estado de Assistencial Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI/MC), realizou a Capacitação de Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, nos dias 12 e 13 de novembro.

A ação educacional tem a finalidade de capacitar operadores do sistema nos municípios e seu objetivo é construir conhecimento, por meio de aulas expositivas e exercício prático, sobre a base conceitual e as funcionalidades do Sistema Cadastro Único, buscando potencializá-lo e efetivá-lo nos locais propostos. O cadastro é um instrumento de identificação de famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.

A ação educacional tem a finalidade de capacitar operadores do sistema nos municípios Foto: Cedida

O curso tem carga horária total de 16 horas, com dois dias de duração (8 horas/dia), com aulas expositivas e laboratoriais. Para serem aprovados no curso, os participantes devem realizar uma avaliação final individual, sem consulta de material didático e obter, no mínimo, 60% de aproveitamento. Somente receberão os certificados os alunos que obtiverem 100% de frequência e nota mínima de 60% de aproveitamento na avaliação final.

A secretária de Estado, Claire Cameli, destacou que “o Governo do Estado não medirá esforços em garantir o aperfeiçoamento dos técnicos nos municípios, uma vez que eles poderão prestar um atendimento de excelência à população”.

Ampliar a cidadania, promover a inclusão social e superar a miséria são os objetivos do Cadastro Único para Programas Sociais que, atuando de forma conjunta, têm apresentado impactos visíveis na vida econômica e social do país, com a melhoria de diversos indicadores.

O curso tem carga horária total de 16 horas Foto: Cedida

A capacitação está sendo ofertada para 24 técnicos dos municípios de Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

A Técnica da Divisão do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Ariane Gadelha, esteve monitorando a capacitação realizada pela Caixa Econômica para encaminhar relatório final para o Ministério da Cidadania. Esteve presente também o instrutor da Caixa Econômica Federal, Leandro Rodrigues Pinheiro, e Aldineia Ximenes da Costa, também instrutora.

Lidiane Moreno, Chefe da Divisão do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, ressaltou a importância das capacitações durante o ano, com orientações aos gestores, para a criação de políticas públicas. “Nos municípios há muita rotatividade e por esse motivo os treinamentos vêm sanar dúvidas frequentes dos gestores em relação à operação do sistema V7. A intenção é que eles tenham melhor compreensão do sistema. Este sistema irá nortear a cessão do benefício para as famílias que estão vivendo em situação de vulnerabilidade social”.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter