Profissionais do Samu e segurança treinam instruções de salvamento

Treinamento foi realizado pela equipe acreana do Ciopaer (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Treinamento foi realizado pela equipe acreana do Ciopaer (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bombeiros e policiais civis e militares participaram, nesta sexta, 30, de treinamento operacional para realizar salvamento e resgate utilizando o helicóptero.

Os profissionais tiveram uma base teórica e puderam colocar em prática os ensinamentos em uma área próxima à Vila Custódio Freire, em Rio Branco. A primeira instrução foi embarque e desembarque com a aeronave ligada.  Em seguida, as equipes do Samu simularam o resgate aeromédico de paciente com utilização de maca. “Vai agilizar muito os atendimentos, especialmente quando houver vítimas de acidente de trânsito e politraumatizados que precisem de remoção rápida”, destacou Pedro Pascoal, médico.

A nave já realiza o transporte de pacientes em situações específicas. A ação desta semana é parte do treinamento oferecido pela Secretaria de Segurança Pública ao Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer). “O helicóptero tem nos ajudado muito salvando vidas, por isso é muito importante ver que cada vez mais estamos nos qualificando”, frisou Lúcia Carlos, Coordenadora do Samu.

Dando sequência ao treinamento, os integrantes do Ciopaer realizaram as instruções de deslocamento com a aeronave planando: “preguiça” é a técnica em que pés e mãos ficam agarrados ao esqui e “mata leão”, em que apenas as mãos são usadas para se fixar ao helicóptero, ambas foram executadas.

O treinamento foi concluído à tarde com instruções mais específicas de tiro e lançamento em água, o que torna a equipe de segurança mais preparada para atuar em qualquer situação que exija resposta rápida de profissionais no ar, em solo ou mesmo em terrenos alagadiços.  “Nosso compromisso é fortalecer as ações integradas de segurança do Acre”, disse Emylson Farias, Secretário de Segurança Pública.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter