Profissionais do Huerb recebem treinamento para identificação de doenças

 

(Foto: Álefe Souza)
O curso ajuda os profissionais na identificação precisa de doenças (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

Coordenadores, técnicos do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Nuveh) e enfermeiros e médicos do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) terão três dias de treinamento em vigilância epidemiológica no âmbito hospitalar.

O curso, que teve início nesta terça-feira, 25, é promovido pelo programa de capacitação do hospital, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e ocorre no Núcleo do Servidor do Huerb, das 8 às 16 horas.

O treinamento consiste em uma atualização de conhecimentos para os profissionais que já atuam na unidade e uma capacitação para os novos, em doenças exantemáticas (enfermidades infecciosas acompanhadas de manifestações cutâneas), dengue e outras doenças tropicais, doenças diarreicas e de transmissão alimentar, coqueluche, difteria e meningite, por exemplo, e vigilância do agrotóxico.

WP_20150825_09_18_41_Pro
Profissionais de diversas áreas da Saúde participam (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

“O curso é voltado a tornar os profissionais aptos na identificação precisa dessas doenças, para que seja feita a notificação do caso suspeito”, explicou Eliane Alves, gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado.

De acordo com o gerente de enfermagem do Huerb, André Ramos, a equipe multiprofissional desempenha um importante papel na identificação das chamadas doenças de notificação compulsória.

“Quando o profissional identifica um possível caso dessas doenças, ele imediatamente entra em contato com o Núcleo de Assistência Epidemiológica Hospitalar, que abre o inquérito investigatório na unidade de saúde”, ressaltou Ramos.