Profissionais do curso de Segurança nas Escolas Públicas são formados

Companhia de Policiamento Escolar e SEE preparam inspetores para combater crimes nas escolas

formaturapm_260908.jpg

Curso faz parte de um dos projetos da corporação que visa trabalhar as ações preventivas de combate ao crime (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Companhia de Policiamento Escolar da Polícia Militar (PM) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE) realizaram nesta sexta-feira, 26, a formatura dos inspetores que participaram do curso de Segurança nas Escolas Públicas.

Com a presença do comandante-geral, o coronel Romário Célio, e da secretária de Educação, Maria Correia, os servidores que participaram da qualificação solicitaram das autoridades que as aulas sejam oferecidas em caráter permanente a todos os trabalhadores da rede de ensino.

Romário Célio disse que o curso faz parte de um dos projetos da corporação que visa trabalhar as ações preventivas de combate ao crime. “O nosso trabalho quer mostrar que o policial está cada vez mais próximo da sociedade, porque o próprio policial é um cidadão que tem filhos e esposa, por isso o nosso novo lema é Servir e Proteger”, completou o oficial.

Para a secretária de Educação, mais que uma ação de segurança pública, a preparação é uma atividade educativa que contribui para a formação dos estudantes que ficam afastados das drogas, da violência e do aliciamento.

“O curso ajuda a capacitar nossos servidores que estão incluídos em um novo sistema de ensino, em que a escola não é apenas um local de formação intelectual, mas também assumiu outros elementos da educação dos jovens que deveriam receber essa formação de suas famílias”, detalhou Maria Correia.

Os servidores de educação tiveram 40 horas de aulas sobre primeiros-socorros, prevenção contra a violência e contra as drogas, relação interpessoal, identificação dos fatores de riscos, procedimentos de segurança, prática de polícia comunitária, resolução de conflito, identificação de ilícitos, segurança no trânsito e ações e prevenções de acidentes.