Profissionais do Centro de Operações Aéreas recebem treinamento operacional

O governo do Acre vem realizando, desde o início da gestão Cameli, diversos investimentos na segurança pública do estado. Nesta segunda-feira, 14, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) deu início ao Programa de Treinamento Operacional, que tem duas semanas de duração. É exigido por legislação que as unidades aéreas sejam capacitadas para que as funções exercidas por essas equipes sejam sempre de excelência.

O curso tem duração de duas semanas e vai capacitar uma equipe inteira de profissionais do Ciopaer. Foto: Neto Lucena/Secom

“Nossos profissionais serão submetidos primeiramente a uma parte teórica. Haverá estudo da legislação da função, da segurança de voo, que é muito importante no meio aeronáutico. Na aula prática será feito o treinamento específico da função, como salvamento aéreo, rapel em aeronave embarcada, treinamento em armamento e tiro, e segurança em pouso de locais não homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, ressalta o major Samir Freitas, coordenador do Ciopaer.

O programa faz parte do plano da instituição, que tem como objetivo capacitar e melhorar a atuação técnica e tática desses profissionais, que são valiosos para a segurança pública, por fazerem um serviço de vigilância, resgates, entre outros. Por isso, é necessário estarem sempre preparados para operar nas aeronaves.

A capacitação é fundamental para melhorar as habilidades dos profissionais da instituição. Foto: Neto Lucena/Secom

O primeiro-tenente Roger Santos, responsável pelo Núcleo de Instrução do Ciopaer ressalta a importância de manter os especialistas capacitados para qualquer tipo de operação: “Esse treinamento é fundamental na aviação, pois não há espaço para erros. É exigido dos nossos tripulantes essa proficiência na execução das missões, que têm natureza diversa: vão desde ações de resgate até o comando e controle de proteção ambiental. Por isso, precisamos de treinamento e atenção constantes”, destacou.

Na aula inaugural, esteve presente o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos, que destacou a importância da atuação do Ciopaer no estado. “Nós vamos alavancar a segurança pública. Temos os recursos e as condições necessárias para levar essa instituição a uma condição de excelência. O Ciopaer é muito necessário e, até pelo ambiente em que vivemos, é importante haver esse esforço para melhorar ainda mais essa atuação”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter