treinamento

Profissionais de UPAs e Pronto-Socorro de Rio Branco participam de curso sobre suporte básico de vida em São Paulo

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoveu no último sábado, 5, o curso Suporte Básico de Vida para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Participaram 20 técnicos de enfermagem das unidades de pronto atendimento (UPAs) e Pronto-Socorro de Rio Branco.

Participaram 20 técnicos de enfermagem das unidades de pronto atendimento (UPAs) e Pronto-Socorro de Rio Branco. Foto: cedida

O treinamento tem por objetivo a capacitação de técnicos e auxiliares de enfermagem vinculados à rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), em situações de emergência pré e intra-hospitalares, que demandem suporte básico de vida.

Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Acre (RUE), Edvan Meneses, a metodologia abordada foi a utilização de um programa de desenvolvimento profissional baseado em videoaulas e o treinamento em cenários de simulação realística.

“Os profissionais serão treinados para reconhecer situações potencialmente fatais, realizar ressuscitação cardiopulmonar e utilizar um desfibrilador externo automático, entre outras situações críticas. O curso busca oferecer o treinamento de BLS [Suporte Básico de Vida], com base nas diretrizes da American Heart Association, proporcionando cenários clínicos em simulação realística”, explicou.

Em São Paulo, os profissionais participaram de simulações realísticas. Foto: cedida

De acordo com a programação, os profissionais participaram em dois momentos, o primeiro de forma online, por meio de acesso individual à plataforma Moodle, em que aluno e professor não precisavam estar conectados ao mesmo tempo. A segunda parte, de forma presencial, em que foram realizadas as atividades práticas.