Profissionais de saúde recebem treinamento sobre doenças febris

Treinamento visa capacitar profissionais na distinção de doenças que apresentam febre aguda (Foto: Álefe Souza)
Treinamento visa capacitar profissionais na distinção de doenças que apresentam febre aguda (Foto: Álefe Souza)

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores da área de Vigilância Sanitária Estadual participaram na noite de quarta-feira, 8, de um treinamento sobre leptospirose e síndrome febril aguda na Amazônia.

Ministrada pelo médico infectologista Thor Dantas, a capacitação teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais e torná-los aptos a diferenciar as diferentes doenças que têm como sintomas a febre aguda.

“Gripe, malária, leptospirose e dengue são algumas das doenças que apresentam em seu quadro inicial febre de curto período de tempo. Saber reconhecer os sinais que indicam a possibilidade de ser uma ou a outra doença, assim como saber reconhecer os sinais de gravidade que são comuns a qualquer doença é muito importante para quem está na ponta do serviço”, disse Dantas.

Durante o treinamento, foram apresentados casos clínicos reais de pacientes que passaram pelas unidades de saúde. Os participantes eram incitados a diagnosticar a doença pelos sintomas apresentados nos exames.

“A meta que temos é que os profissionais saiam daqui aptos a diferenciar as doenças que apresentam sintomas parecidos”, complementou Thor Dantas.

O clínico-geral Fabrício Lemos considerou de grande proveito o treinamento. “Essa capacitação vem em uma hora muito oportuna, principalmente em decorrência do período pós-enchente, em que a leptospirose se torna muito frequente, para atualizar nossos conhecimentos e nos ajudar a ter um olhar mais apurado sobre as doenças que apresentam síndrome febril, sabendo diferenciá-las”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter