Profissionais recebem treinamento da caderneta de saúde do idoso

João Paulo Silva, da Secretaria de Estado de Saúde, durante treinamento da cartilha do idoso (Foto: Júnior Aguiar)

Profissionais de saúde da Atenção Básica do estado participaram nesta quarta-feira, 7, da abertura da capacitação de qualificação no uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no auditório do Palácio do Comércio, em Rio Branco, e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde (MS) e das secretarias estadual e municipal de saúde.

Segundo o gerente do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), João Paulo Silva, a caderneta é um instrumento estratégico, disponibilizado para as unidades básicas de saúde, de qualificação da atenção à pessoa idosa que objetiva contribuir para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde.

“Ela será utilizada para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de autocuidado”, explicou.

A capacitação é uma realização do MS em parceria com o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo e ocorrerá em cinco módulos, com aulas presenciais e à distância.

“Sabemos que atualmente a expectativa de vida está aumentando, mas a pergunta que fica é: esses anos a mais estão sendo vividos com qualidade? Então pensando nisso, a caderneta foi criada para auxiliar na identificação de idosos vulneráveis, com pré-disposição para a capacidade de perda funcional que diminua sua capacidade de desenvolver suas atividades da vida diária”, disse a assessora técnica do MS.

Profissionais em saúde participaram da capacitação da Cartilha da Pessoa Idosa (foto: Júnior Aguiar)

Segundo levantamento do IBGE feito em 2015, os idosos no Brasil compreendem 29,37 milhões de pessoas, o que corresponde a 14,3% da população. Segundo o mesmo levantamento, a expectativa de vida aumentou em 30 anos de 1940 a 2015.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter