Profissionais de saúde recebem capacitação sobre teste do pezinho

O Dia Nacional do Programa de Triagem Neonatal é comemorado em todo o país em 6 de junho. A data será lembrada em Rio Branco com uma capacitação para os profissionais de saúde dos municípios da Regional do Baixo Acre, na sexta-feira, 6, a partir das 8 horas, no auditório do Cine Teatro Recreio (Gameleira), em Rio Branco.

Desde 1992, o Teste do Pezinho é obrigatório para a identificação precoce de doenças (Foto: Divulgação)
Desde 1992, o Teste do Pezinho é obrigatório para a identificação precoce de doenças (Foto: Divulgação)

A atividade tem como objetivo informar os profissionais sobre as patologias triadas, orientação aos pais e responsáveis, encaminhamentos dos pacientes, cobertura do Teste do Pezinho e outros informes.

No fim do mês de junho, serão realizadas mais duas capacitações: uma em Cruzeiro do Sul, contemplando os profissionais dos municípios da Regional do Juruá, e outra em Brasileia, para os profissionais da Regional do Alto Acre.

“O Teste do Pezinho é uma ação preventiva que permite o diagnóstico de diversas doenças congênitas e infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo dessa forma, o tratamento precoce e específico”, afirma a coordenadora estadual do Programa de Triagem Neonatal, Priscylla Aguiar.

Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 1992, tornando-se obrigatório em todos os recém-nascidos vivos, para identificação de duas patologias: a Fenilcetonúria (doença genética caracterizada pelo não processamento de uma proteína) e o Hipotireoidismo Congênito.

Hoje, o Acre conta com 124 postos de coleta, abrangendo os 22 municípios. O estado se encontra habilitado na fase IV do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que inclui a Deficiência de Biotinidase e a Hiperplasia Adrenal Congênita no rol de doenças detectadas no teste.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter