Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Serviço Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), que compreende a Maternidade Bárbara Heliodora e o Hospital da Criança, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participaram na segunda-feira, 29, da capacitação em emergências obstétricas, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Ministrada por enfermeiros obstétricos, o curso visa atualizar os conhecimentos dos profissionais, aumentando a qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Há muitas mudanças nos procedimentos que ocorrem de tempos em tempos, então é sempre necessário que os profissionais estejam se atualizando e aprendendo as novas normas e técnicas, para levar aos pacientes uma assistência de qualidade e agindo da maneira correta em casos de emergências como aborto espontâneo, hemorragias pós-parto e complicações na gravidez ou no pós-parto, por exemplo”, explicou a enfermeira obstetra Jorgeane Nascimento.
Os participantes também tiveram uma aula sobre emergência em Parada Cardiorrespiratória (PCR), com o enfermeiro Ivan Santana.
“O objetivo é alinhar a condução do procedimento técnico a ser realizado quando o paciente apresentar quadro de parada cardiorrespiratória, além de possibilitar aos profissionais que saibam realizar as primeiras intervenções, repassando a eles as manobras baseadas nas diretrizes mundiais de ressuscitação cardiorrespiratória”, disse Santana.
Para a enfermeira Rosemila Barros, a participação no curso foi de muito proveito. “Já participei de outros cursos de emergência em PCR, por exemplo, mas acho fundamental participar sempre, pois sempre há algo novo, alguma mudança nos parâmetros e nós, enquanto profissionais, precisamos estar nos atualizando, para proporcionar ao paciente o melhor tratamento”.