Profissionais de saúde participam de capacitação sobre planejamento familiar

Ser pai ou mãe deve ser uma escolha. Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde tem fortalecido a parceria com os municípios no que diz respeito ao planejamento familiar.

É importante, portanto, que as Unidades Básicas de Saúde tenham profissionais ainda mais capacitados para auxiliar quem decide ou não pela paternidade/maternidade. O intuito é que enfermeiros e médicos otimizem esse conhecimento para informar quais métodos contraceptivos estão disponibilizados na saúde pública, para que, então, as pessoas possam se decidir por um deles e evitar uma gravidez indesejada.

Uma das estratégias é fortalecer a oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU) que tem como vantagens a confiabilidade, a durabilidade, já que pode ser usado durante 10 anos, e a possibilidade de ser um método contraceptivo reversível.

O objetivo é ampliar a disponibilidade do DIU para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. Em Rio Branco, a Maternidade Barbara Heliodora em Rio Branco oferece em casos de pós-parto e aborto. Já a população da região do Alto Acre é atendida no Hospital Raimundo Chaar em Brasileia.

Kits de planejamento reprodutivo são disponibilizados para as Unidades Básicas de Saúde (foto: Júnior Aguiar)

Outros métodos contraceptivos disponibilizados são procedimentos cirúrgicos como laqueadura e vasectomia.

A boa notícia é que esses serviços começam a chegar também ao interior. O Hospital Raimundo Chaar encontra-se em fase de credenciamento e qualificação dos servidores para também oferecer as duas cirurgias para a população dos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.

“Nosso objetivo é fortalecer o planejamento familiar para que as pessoas possam ter conhecimento de todos os métodos contraceptivos que são oferecidos e possam, como já diz o nome, planejar uma gravidez”, afirma Elizama Lima, coordenadora da Rede Cegonha no Acre.

No próximo mês, coordenadores municipais de saúde, médicos e enfermeiros do Alto Acre participam de uma capacitação em Brasileia, ministrada por uma equipe da Policlínica do Tucumã, referência em planejamento reprodutivo no estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter