O profissional de enfermagem possui um papel importante no trato ao paciente. Em caso de feridas, é ele quem cuida, trata, orienta e acompanha a evolução da lesão. Nesta sexta-feira, 22, pelo menos 21 servidores da unidade mista de atenção primária do município de Assis Brasil, receberam capacitação sobre o tratamento de feridas e seus curativos. Uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
“A capacitação foi uma necessidade identificada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade. Além de aprimoramento da prática diária, a intenção é formular um fluxo com a rede de atenção à saúde, para que a unidade mista passe a atender não só casos de baixa, mas também de média complexidade”, explicou a enfermeira Valéria Moraes, gerente geral da Unidade Mista de Assis Brasil.
Após três anos investindo em equipamentos e ampliando os serviços de assistência em saúde da unidade, em 2022, a pasta decidiu investir na capacitação dos profissionais, trazendo um calendário recheado de cursos a serem realizados ao longo deste ano. O curso “Feridas e Curativos” foi direcionado à enfermeiros e técnicos de enfermagem da UBS. A palestrante foi a enfermeira Jakeline Saavedra, intensivista, que possui ampla experiência profissional na área.