Autocuidado e prevenção da saúde, por meio de técnicas complementares, tais como automassagem, exercícios respiratórios e meditação, vêm sendo desenvolvidos nas unidades hospitalares do Acre, junto aos servidores e usuários do sistema público de saúde, para a promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida de todos.
O projeto teve início em março deste ano, em Rio Branco, e agora está sendo desenvolvido no interior do estado. Na última sexta-feira, 6, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Dr. Sansão Gomes e da maternidade Ethel Mutiel Geddis, de Tarauacá, participaram do curso de autocuidado e prevenção, ministrado pelo massoterapeuta Bento Marques. Na ocasião, os participantes aprenderam técnicas de automassagem, exercícios respiratórios e meditação.
Para o gerente de enfermagem do Hospital, Warcron Neves, as técnicas aprendidas ajudam a melhorar a concentração, reflexos e relaxamento. “Isso tudo se reflete na nossa rotina. Essa prática inserida dentro das unidades de saúde, melhora a qualidade do atendimento e caracteriza o processo de humanização desse atendimento, beneficiando gestantes, bebês, pacientes e funcionários”, afirma Neves.
Segundo Bento Marques, as pessoas que praticam a automassagem regularmente adoecem menos, manifestam mais vitalidade, equilibram suas emoções e percebem suas mentes mais claras e lúcidas. A prática de automassagem pode ser considerada um laboratório para a vida, no qual o praticante é estimulado a desenvolver uma atitude mental centrada e observadora.
O curso de autocuidado e prevenção é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e vem sendo ministrado nas unidades de saúde e Secretarias Estaduais.
“A partir de agora, cursos serão oferecidos para servidores, multiplicando terapeutas quânticos em todo o Acre e promovendo o conhecimento da autocura”, garante o massoterapeuta.