Profissionais de Plácido de Castro recebem capacitação para manejo de pacientes com Covid-19

O trabalho do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), é de garantir segurança, atendimento e tratamentos adequados à população e, para isso, diante de todo o cenário pandêmico, precisa realizar a capacitação e atualização de novos protocolos de segurança à saúde.

Pegos de surpresa, os países tiveram que adequar-se à nova realidade imposta por um vírus, o novo coronavírus, que além da alta taxa de contágio, leva rapidamente o indivíduo à morte. A humanidade está tendo que adquirir novos hábitos como uso de máscaras, lavar as compras que chegam do mercado e outros protocolos para evitar a contaminação.

Profissionais de Plácido de Castro foram capacitados sobre paramentação e desparamentação de EPIs Foto: Cedida

Os profissionais de saúde tiveram que, da noite para o dia, aprender novas técnicas, seguir novos protocolos, além dos já existentes, fazendo com que a tarefa de salvar vidas se tornasse ainda mais difícil e perigosa. A população de municípios pacatos como Plácido de Castro jamais imaginou passar por epidemia, e de um vírus tão sorrateiro.

Profissionais também foram treinados para o manejo do paciente com Covid-19. Foto: Cedida

Uma equipe da Sesacre em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esteve na última terça-feira, 13, em Plácido de Castro, ministrando aos médicos e enfermeiros orientações sobre como fazer o manejo de pacientes com Covid-19 e, também, a como realizar de forma segura a paramentação e desparamentação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“A equipe do Samu trabalhou a questão do manejo do paciente, paramentação e desparamentação. Eles foram orientados sobre o fluxo interno da unidade e também foi apresentado o sistema de monitoramento interno da Sesacre”, contou a assessora do Centro de Operações Emergências à Covid-19, Emanuelly Nóbrega.

No total, cerca de 26 profissionais foram qualificados, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter