Profissionais da Saúde recebem orientações de prevenção à Covid-19

No final de semana o prédio da Sesacre foi desinfectado; a desinfecção está sendo realizada toda semana para a segurança dos profissionais

A aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de outros materiais e insumos para os profissionais da ponta como enfermeiros, médicos, agentes comunitários e demais profissionais da Saúde, depende do trabalho administrativo e burocrático de uma equipe comprometida em somar esforços no enfrentamento à Covid-19.

Álcool em gel foi distribuído para todos os profissionais da sede. Foto: Odair Leal/Secom
Servidores que atual na sede da Sesacre receberam álcool em gel Foto: Foto: Odair Leal/Secom

No setor administrativo, retaguarda daqueles da linha de frente, os profissionais continuam a mover os processos jurídicos para garantir assistência à população. Sem eles, o enfrentamento à pandemia seria bem mais difícil.

Na manhã desta segunda-feira, 11, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), orientou os profissionais que trabalham na sede do órgão de Saúde. Além das orientações de prevenção, eles receberam também álcool em gel.

“É uma ação voltada para repassar orientações aos profissionais de Saúde no ambiente de trabalho, também em setores administrativos para a prevenção da Covid-19, na  sede da Sesacre com distribuição de álcool em gel”,  relatou a chefe da Divisão de Saúde do Trabalhador, Eliane Costa.

As orientações visam não apenas o cuidado com o profissionais, mas também com as demais pessoas, principalmente aquelas com quem residem. “É importante destacar que a formação desses trabalhadores sobre aspectos de segurança e saúde, relativas ao ambiente de trabalho, possibilita que realizem suas atividades de modo a cuidar da sua saúde e da saúde dos outros”, salientou Eliane Costa.

O setor de Saúde do Trabalhador realizou orientações de prevenção individual e coletiva Foto: Odair Leal/Secom

Medidas de caráter geral no trabalho: práticas de boa higiene e conduta

 

– Orientar todos trabalhadores sobre prevenção de contágio pelo coronavírus (Covid-19) e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção

– Os trabalhadores devem informar a seu chefe imediato  se estiverem doentes ou experimentando sintomas compatíveis com Covid-19: Febre persistente, tosse contínua e desconforto respiratório, para providências de afastamento das suas atividades laborais por período de 7 a 14 dias;

– Adotar procedimentos contínuos de higienização das mãos, com utilização de água e sabão em intervalos regulares. Caso não seja possível a lavagem das mãos, utilizar imediatamente sanitizante adequado para as mãos, como álcool 70%;

– Evitar tocar a boca, o nariz e o rosto com as mãos;

– Manter distância segura entre os trabalhadores, considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do ambiente de trabalho;

– Emitir comunicações sobre evitar contatos muito próximos, como abraços, beijos e apertos de mão;

– Adotar medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre trabalhadores e entre esses e o público externo;

– Priorizar medidas para distribuir a força de trabalho ao longo do dia, evitando concentrá-la em um turno só;

– Limpar e desinfetar os locais de trabalho e áreas comuns no intervalo entre turnos ou sempre que houver a designação de um trabalhador para ocupar o posto de trabalho de outro;

– Reforçar a limpeza de sanitários e vestiários;

– Adotar procedimentos para, na medida do possível, evitar tocar superfícies com alta frequência de contato, como botões de elevador, maçanetas, corrimãos etc;

– Reforçar a limpeza de pontos de grande contato como corrimões, banheiros, maçanetas, terminais de pagamento, elevadores, mesas, cadeiras etc;

– Proibir o compartilhamento de copos, pratos e talheres não higienizados, bem como qualquer outro utensílio de cozinha;

– Limpar e desinfetar as superfícies das mesas após cada utilização.

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