Cinquenta e cinco profissionais da Segurança Pública, que atuam no Departamento de Inteligência, participam de um treinamento realizado pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Diretoria de Inteligência Penitenciária Diip/AC, em parceria com a Secretaria Nacional de Inteligência Penal (Dipen/Senappen) e com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), durante os dias 18, 19 e 20 de junho, em Rio Branco.
Além da Polícia Penal (PP), Polícia Militar (PMAC), Polícia Civil (PC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Instituto socioeducativo (ISE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Tribunal de Justiça do Acre (TJ), participam do curso três profissionais vindos do Peru e Colômbia.
O Treinamento em Operador de Fonte Humana tem como objetivo capacitar os profissionais para recrutar, operar e gerenciar a relação com colaboradores e informantes de segurança do sistema prisional e de outras forças, visando a produção de conhecimento estratégico para a segurança pública.
O policial penal federal Rodrigo Lopes, coordenador de Doutrina de Inteligência Penal, responsável pela organização do curso, explicou sobre as atribuições da coordenação: “Normalmente, nos eventos que fazemos, exercemos as duas atribuições ao mesmo tempo. Estamos capacitando profissionais que trabalham na área de inteligência em como recrutar informantes, em como manter essa fonte humana de dados para criar informação dentro da área de inteligência, como a gente também, nesse mesmo momento, integra as agências de inteligência”.
O treinamento é mais uma prova do compromisso do governo do Estado do Acre com o fortalecimento da Segurança Pública, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). De acordo com o Departamento de Inteligência da Polícia Penal do Acre, o momento é de grande importância para os profissionais que atuam na área, oferecendo conhecimento sobre como trabalhar de forma eficaz e segura. Um trabalho que já vem sendo feito e que terá continuidade com a realização de outros cursos.
O presidente interino do Iapen, delegado de Polícia Civil Marcos Frank Costa, destacou a importância da integração entre as forças de segurança. “É importante ressaltar que o Acre, recentemente, assinou um requerimento para a Agência Brasileira de Inteligência na tentativa de integrar o Sistema de Inteligência. Sediando esse treinamento, o Acre assume posição de vanguarda no que diz respeito às operações integradas que, a partir de dados coletados pela Inteligência, servem para subsidiar as ações do governo. É como disse Sun Tzu: ‘Conhece a ti mesmo e aos teus inimigos e de cem lutas que travar, cem lutas serás vitorioso’”, finalizou o presidente.