Enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas de 13 municípios do estado participam durante esta terça-feira, 28, e na quarta-feira, 29, da capacitação em vigilância alimentar e nutricional. Serão abordados temas específicos do Governo Federal, como o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, Programa Nacional de Suplementação de Ferro, Antropometria e o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutrição (Sisvan). A capacitação é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de alimentação e Nutrição e acontece no auditório da Secretaria.
O objetivo da ação é qualificar a atenção nutricional para todo o público assistido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Primária, em todas as fases da vida, mas especialmente na abordagem de crianças, gestantes e puérperas em consonância com as agendas da Rede Cegonha e Brasil Carinhoso. A capacitação visa superar os agravos relacionados à alimentação e nutrição.
O estado nutricional de crianças até cinco anos tem atenção especial, pois essa faixa etária é considerada crítica no tocante à mortalidade causada pela desnutrição. Segundo a nutricionista da área técnica da Divisão de Alimentação e Nutrição, Deltirene Cardoso, mais do que oferecer a suplementação, os programas visam também orientar mães a como ofertar uma alimentação saudável a seus filhos.
“Nós orientamos que a mãe compre alimentos que contenham as vitaminas necessárias para o crescimento de seu filho, ao invés de comprar refrigerantes e doces”, ressalta.
Para a enfermeira Hellen Kirley Chaves, participar desse evento é de grande importância para que, como profissional, possa aumentar seus conhecimentos. “É realmente importante participar de ações como essas, que visam nos ofertar mais conhecimento sobre como orientar corretamente as mães sobre a alimentação correta, a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, entre outras coisas”, disse.