Os profissionais da Saúde do Acre iniciaram nesta semana os primeiros atendimentos referentes à regulação das consultas especializadas de infectologias e a expansão da oferta da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). Os servidores do Estado das unidades de pronto atendimento (UPA) da Sobral, Cidade do Povo e Segundo Distrito, em Rio Branco, ofertaram essas especialidades ao longo da última segunda-feira, 11.
A ação faz parte do cumprimento da resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) n°64/2021, que inicia a regulação do agendamento de consultas iniciais pelos municípios no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), unidade assistencial ambulatorial que vincula o portador do vírus HIV/aids a equipes multiprofissionais da Saúde ao longo da enfermidade.
“Antes, para se ter acesso às consultas com médicos do SAE, era preciso ligar nos números disponíveis e verificar se existia vaga, pois havia uma agenda interna na própria unidade de saúde. Agora cada município tem acesso à sua cota de vagas para agendar quando for necessário”, explica Suilany Maia, chefe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
De acordo com Suilany, agora o atendimento do paciente é bem mais acessível pois, ao sair da unidade de saúde, já leva as informações de horário, dia e por qual profissional médico vai ser atendido.
“Os agentes de saúde das unidades do estado passaram por uma capacitação oferecida pelo núcleo técnico de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, e agora as Upas da Sobral, Cidade do Povo e Segundo Distrito podem ofertar à população a PEP”, destaca.
A PEP é uma medida de prevenção de urgência, utilizada em situação de risco à infecção por HIV. É um tratamento que consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de desenvolver a doença. Deve ser utilizada em situações de violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional, como manuseio de instrumentos de perfuração ou cortantes, e ainda no contato direto com material biológico.
Esses profissionais vêm recebendo, desde o início do ano passado, capacitação no atendimento de pessoas com possibilidade de HIV e no uso da PEP, e, com o conhecimento consolidado, estão iniciando o atendimento de pacientes.
A partir de agora essas unidades podem agendar consultas por meio do Sistema de Regulação Ambulatorial (Sisreg) para as pessoas que, mediante testagem rápida, forem diagnosticadas com HIV ou hepatite viral.