Profissionais da saúde chegam ao Acre por meio do programa “Mais Médicos”

O Ministério da Saúde (MS) enviou ao Acre, por meio do programa “Mais Médicos”, na noite desta quarta-feira, 5, 16 profissionais cubanos. Eles vieram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os profissionais deverão trabalhar em postos de saúde dos municípios de Assis Brasil, 1; Cruzeiro do Sul, 2; Feijó, 1; Marechal Thaumaturgo, 2; Rio Branco, 5; Sena Madureira, 4; e Tarauacá, 1.

Ao todo, o Acre já tem 111 profissionais do “Mais Médicos” – programa criado pelo governo federal para fortalecer a atenção básica de saúde em municípios que mais necessitam de médicos.

Os médicos chegaram em avião Hércules da Força Aérea Brasileira (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Os profissionais deverão trabalhar em sete postos de saúde distribuídos pelo estado (Foto: Luciano Pontes/Secom)

A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, ressaltou a importância do trabalho da atenção básica de saúde na prevenção de doenças. “Com a atenção básica cada vez mais fortalecida, teremos uma população que evitará as doenças e promoverá a saúde. Consequentemente, serão menos os pacientes em hospitais e centros de média e alta complexidade”.

Rio Branco completa 44 médicos do programa federal, atuando em postos de saúde urbanos e rurais. “Já percebemos o resultado da atuação desses médicos com a própria população, depois de ser atendida e constatar a melhora do atendimento”, relatou a secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina.

Além das secretárias de Saúde de Rio Branco e do Acre, representantes do MS e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) fizeram a recepção dos profissionais, na sala de desembarque do aeroporto.

Acolhimento

A programação de recepção oficial, com a apresentação do Acre e de dados específicos sobre a Saúde no estado, está prevista para o próximo dia 10, a partir das 9 horas, no Pinheiro Palace Hotel, Centro.

Os médicos chegaram em avião Hércules da Força Aérea Brasileira (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Os médicos chegaram em avião Hércules da Força Aérea Brasileira (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter