Professores são capacitados para o Projovem Urbano

Programa será implantado em quatro municípios do Acre 

projovem.jpg

São cerca de 50 docentes que finalizam o curso nesta sexta-feira na região (Foto: Assessoria SEE)

Professores dos municípios de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira  e  Epitaciolândia estão participando desde o dia 16 de março, no Hotel Loureiro, em Rio Branco, de uma capacitação para atuarem no programa Projovem Urbano. O encontro que acontece até esta sexta-feira, 27, reúne cerca de cinqüenta docentes.

Ministrado pela técnica  Zuleika Abreu , da Fundação Darcyr Ribeiro, do Rio de Janeiro, o curso vai proporcionar aos educadores a oportunidade de obter informações sobre o programa, que pela primeira vez chega a estes municípios.  A formação focaliza o projeto pedagógico do ProJovem, que tem como base a construção do conhecimento teórico-prático, integrando conteúdos do ensino fundamental, temas de qualificação para o trabalho e ação comunitária.

Para Zuleika, o Projovem Urbano trabalha uma perspectiva pedagógica diferenciada. "O conhecimento passado para os alunos tem que ser de forma intersetorial. Entre as ações desenvolvidas durante os 18 meses de aprendizado, está a participação em questões sociais", afirma. A técnica ressalta ainda que o sucesso do programa  depende da assimilação dos princípios pedagógicos pelos  gestores, formadores, professores, educadores de qualificação profissional, assistentes sociais e alunos. 

Professor no município de Brasiléia, Carlos Barros acredita que  a iniciativa veio em uma boa hora, pois vai atender a jovens que estão fora da escola e sem nenhum rumo profissional. " Agora os jovens vão poder vislumbrar um futuro mais interessante, longe do mundo das drogas e da marginalidade", comenta o professsor.  

O ProJovem é um programa nacional, coordenado pelo Governo Federal e implementado em regime de colaboração com os Estados. Trata-se de um Programa emergencial para atender jovens em situação de grande vulnerabilidade, mas também com as potencialidades típicas da juventude. O programa tem a finalidade de propiciar a reinserção de jovens entre 18 e 29 anos que não terminaram o ensino fundamental nos sistemas de ensino, no mundo do trabalho e na sociedade.

No Acre, o Projovem Urbano pretende atender cerca de 900 alunos no interior do Estado.Os jovens vão poder além de concluir o ensino fundamental serem capacitados nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Serviços Pessoais, Administração e Vestuário. As pessoas que se enquadram nos requisitos exigidos pelo programa, ainda podem se matricular até o dia 30 de março.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter