Professores que atuarão em áreas de difícil acesso concluem qualificação

Mais de 80 professores, entre veteranos e novatos, participaram do encontro na Secretaria Estadual de Educação

asas_da_florestania2.jpg

Novos professores participaram de oficinas nas disciplinas que vão ensinar em sala de aula e ainda conheceram a metodologia do programa (Foto: Assessoria SEE)

Técnicos e supervisores da Secretaria de Estado de Educação do Programa Asas da Florestania concluem nesta sexta-feira, 20, a formação inicial dos novos docentes que irão atuar no ensino fundamental de 5ª a 8ª série em comunidades de difícil acesso. Ao todo, 88 professores, entre veteranos e novatos participaram do encontro.

Os novos professores passaram por oficinas de Língua Portuguesa e Ciências, além de conhecerem a metodologia aplicada pelo Asas da Florestania. O programa que já atendeu desde 2005 cerca de cinco mil jovens, está presente em 19 municípios acrianos.Na próxima segunda-feira, 23, será a vez dos selecionados da região do Juruá, Envira e Tarauacá receberem a formação.

A metodologia do Asas tem como princípio o aluno. Este é sujeito da sua própria aprendizagem sendo respeitado seu ritmo e valores culturais, privilegiando a contextualização, a leitura de imagens, o desenvolvimento equilibrado das linguagens oral, escrita e o ato criador do aluno. Neste caso, o professor deixa de ser especialista em conteúdos específicos, fonte principal de conhecimentos, e passa a ser um especialista em dinâmicas de construção de conhecimento.

O Asas da Florestania é um projeto de continuidade das quatro últimas séries do Ensino Fundamental destinado às comunidades rurais de difícil acesso do Estado do Acre, localizadas em assentamentos, às margens de rios, estradas e ramais, e tem por finalidade garantir a conclusão do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter