Professores que atuam nas penitenciárias recebem capacitação

(Foto: )
Professores recebem reciclagem anual (Foto: Cedida)

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), realizou na última quinta-feira, 13, a formação de professores que atuam no Sistema Penitenciário nas unidades de Rio Branco e Senador Guiomard.

A capacitação, que ocorre todos os anos, foi realizada na Escola de Administração Penitenciária (EAP) e contou com a participação de 19 profissionais que atuam nas turmas do Projeto Educação de Jovens e Adultos na modalidade Prisional (EJA/Prisional).

“A educação para as pessoas privadas de liberdade tem como objetivo proporcionar a elevação da escolaridade nas unidades do Sistema Penitenciário, para a restauração da autoestima e reintegração social dos reeducandos”, destacou a coordenadora de Educação do Iapen, Helena Guedes.

a restauração da autoestima e reintegração social dos reeducandos (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A educação gera restauração da autoestima e reintegração social dos reeducandos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Helena diz ainda que o curso visa destacar o perfil do professor nos presídios, sua atuação em sala de aula, direitos humanos e práticas pedagógicas, além de apresentar aos participantes um histórico da atuação da EJA nessa modalidade.

Há mais de 15 anos educando jovens e adultos nas penitenciárias

A Educação de Jovens e Adultos no Sistema Penitenciário da capital teve início em 1999, com a construção de uma unidade escolar, em Rio Branco, conhecida como Fábrica de Asas. Em Cruzeiro do Sul o atendimento é realizado desde 1998. A responsabilidade educacional nas unidades é do Governo do Estado, por meio da SEE

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter